RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

PF mira pilotos de aeronaves utilizadas na logística de garimpo na terra yanomami

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta (17) mandados de prisão preventiva e busca e apreensão contra pilotos e mecânicos de aeronaves utilizadas no garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

A ação, batizada de Buruburu, mira um esquema de logística e financiamento do garimpo na área de preservação.

Ao todo, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e 19 mandados com medidas cautelares diversas da prisão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Além das diligências, a Justiça autorizou o bloqueio de cerca de R$ 300 milhões dos investigados que moram em Goiás, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro.

“As investigações tiveram início no começo deste ano, após um levantamento da PF identificar quase uma dezena de aeronaves recorrentes em investigações contra o tráfico de drogas e o garimpo ilegal pertencerem a um mesmo empresário, que também seria proprietário de mais de 10 processos minerários na Agência Nacional de Mineração”, diz a PF.

Segundo a PF, o grupo investigado é dividido em quatro núcleos. O primeiro responsável pelo financiamento, o segundo por esquentar o minério proveniente de áreas irregulares e o terceiro e quarto formado por pilotos e mecânicos, respectivamente, envolvidos no transporte do minério.

A investigação mostrou, diz a PF, que as aeronaves utilizadas no garimpo também atuavam em outros crimes, como tráfico de drogas, e alguns investigados têm ligação com facções criminosas.

FABIO SERAPIÃO E JOÃO GABRIEL / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS