Piastri desbanca favoritos e largará em primeiro na corrida sprint do Qatar

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – O piloto Oscar Piastri (McLaren) liderou o treino classificatório para a corrida sprint, neste sábado (7), no Circuito de Lusail, pelo Grande Prêmio do Qatar de Fórmula 1.

Piastri teve um tempo de 1m24s454 e sairá na frente na corrida sprint. É o primeiro pole do australiano nesta temporada. Seu companheiro de escuderia, Norris, ficou em segundo. Verstappen completou o top-3.

A corrida sprint será realizada ainda hoje, às 14h (de Brasília). Esta sessão é curta e serve como um “teste” para o GP do Qatar, que acontece amanhã.

Esta minicorrida vale pontos para a tabela. O vencedor ganha oito pontos, o vice fatura sete e assim por diante até o 8° colocado, que soma um.

Antes do quali, houve um treino extra de dez minutos para que os pilotos testassem os pneus no Circuito de Lusail. O pedido foi da fornecedora da F1, que indicou possíveis problemas na parede lateral dos pneus.

Q1: Russell estabeleceu o melhor tempo, com 1m25s413. O britânico deixou Verstappen, até então líder, na segunda posição.

Q2: Norris ficou na liderança e Hamilton foi eliminado após sofrer infração e cair para 11º. Russell e Pérez completaram o top-3, perante o ótimo tempo de 1m24s947 do competidor da McLaren

Q3: Oscar Piastri tem pole inédita, enquanto Verstappen começou voando na 1ª colocação, mas teve volta deletada e caiu para terceiro em nova tentativa. Norris parecia garantir a melhor volta, mas o australiano de 22 anos fechou com ótima marca e deixou os favoritos para trás.

A prova do Qatar, válida pela 17ª etapa da temporada 2023, será disputada neste domingo (8), às 14h.

O grid de classificação para a corrida foi definido ontem, com Verstappen na primeira posição. O piloto da Red Bull também foi o mais rápido no único treino livre.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS