RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Piastri lidera dia com batida forte de Doohan, fogo e bandeiras vermelhas

REINO UNIDO, LONDRES (UOL/FOLHAPRESS) – A segunda sessão de treinos livres é a mais importante de um fim de semana de F1 porque é a única realizada em horário semelhante à classificação e ao GP, mas pilotos e equipes não tiveram muito tempo para se preparar depois de duas bandeiras vermelhas causadas por Jack Doohan e por Fernando Alonso, além de duas interrupções depois que as faíscas que saíam dos carros causaram fogo na grama da área de escape, a exemplo do que aconteceu na China no ano passado.

Oscar Piastri, da McLaren, foi o mais rápido, repetindo o bom desempenho da equipe da sessão da manhã em Suzuka. Seu companheiro Lando Norirs foi o segundo e Isack Hadjar colocou a Racing Bulls em terceiro. Gabriel Bortoleto foi o 13º, na sessão em que usou o novo assoalho da Sauber. Mesmo assim, ele ficou atrás do companheiro Nico Hulkenberg, que não tinha a novidade neste treino. A diferença entre os dois foi de menos de três décimos.

O acidente de Jack Doohan foi forte. Ele não desativou o DRS na primeira curva, o que precisa ser feito manualmente pelo piloto porque eles não acionam o freio neste trecho da pista. O freio desativa automaticamente a asa traseira móvel. É um dos trechos mais rápidos da pista, então a batida destruiu a Alpine, lembrando que Doohan não tinha feito o primeiro treino livre, dando lugar ao japonês Ryo Hirakawa.

Os pilotos tiveram pouco tempo para voltar para a pista e a sessão foi interrompida mais três vezes. Então, nos últimos minutos de treino, os pilotos ainda estavam fazendo suas simulações de classificação, tendo bastante dificuldade com o aquecimento de pneus na pista fria japonesa. A temperatura ambiente não passava dos 13ºC.

Isso significou que ninguém conseguiu fazer uma simulação mais longa, focada na corrida, o que geralmente é feita na segunda metade deste segundo treino livre. Como, por conta do novo asfalto e da temperatura baixa, há muito risco de que os pneus sofram graining e se desgastem muito, isso é particularmente desafiador para equipes e pilotos.

É também por conta dessas interrupções que é preciso ter cuidado ao olhar a tabela de tempos. Yuki Tsunoda, da Red Bull, aparece entre os últimos, mas ele não completou uma simulação de classificação com o pneu macio. O japonês tinha andado sempre muito perto do novo companheiro Max Verstappen no primeiro treino livre.

Os carros voltam à pista para o terceiro treino livre, a partir das 23h30 desta sexta-feira, pelo horário de Brasília. A classificação é às 3h da madrugada do sábado.

JULIANNE CERASOLI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.