SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O PicPay lançou nesta segunda-feira (11) um serviço de assistência no WhatsApp que usa inteligência artificial generativa (GenAI). Desenvolvido em parceria com a Meta, a nova funcionalidade permite que o usuário faça transferências por Pix diretamente pelo aplicativo, além de ler documentos e fazer contas.
O Assistente PicPay, que está sendo liberado gradualmente aos correntistas, também é capaz de avisar sobre contas a vencer, cadastrar débitos automáticos via PDF e consultar documentos de veículos.
Diferentemente dos tradicionais ‘bots’ do mercado, a ferramenta do banco utiliza a tecnologia do Microsoft Azure OpenAI Service, o que lhe dá a capacidade de reconhecer chaves Pix instantaneamente em inúmeros contextos, até mesmo em áudios e prints com várias informações, calcular porcentagens e fazer a divisão de despesas em grupos.
Para a assistência, basta conversar com a ferramenta. Caso o usuário prossiga para realizar o Pix, é preciso abrir o app e checar a biometria.
“Essa inovação não só abre novos casos de uso, mas também traz o futuro dos pagamentos e da IA diretamente para a palma da mão dos clientes”, diz Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de Serviços Financeiros da Pessoa Física do PicPay.
Para Caffaro, este lançamento marca mais uma etapa na estratégia da companhia de estar presente onde o usuário está, o que caminha para um horizonte appless, ou seja, com cada vez menos aplicativos e com mais apps multifuncionais.
Para reforçar a segurança, o usuário pode configurar limites diários para o Pix fora de endereços confiáveis no app.
Segundo a Meta, a criptografia do WhatsApp assegura que os dados enviados na transação, incluindo chaves Pix e instruções de pagamento, permaneçam protegidos.
“O Brasil é um dos países que lideram a inovação em soluções de negócios envolvendo WhatsApp e Inteligência Artificial”, afirma Sandro Cachiello, Head de Desenvolvimento de Negócios da Meta.
Quando o recurso estiver disponível, o cliente irá encontrar um atalho no app do PicPay ao entrar na sua conta. Em seguida, basta selecionar ‘Pix’ e, então, ‘Pix no WhatsApp’.
Para evitar golpes, é preciso estar atento ao check azul ao lado do nome do assistente, que simboliza que aquela conta é verificada.
JÚLIA MOURA / Folhapress