SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um homem de 61 anos morreu após sofrer acidente de paraglider em Botucatu, no interior de São Paulo.
O piloto sofreu o acidente no início da tarde do sábado (12), mas o corpo só foi localizado na manhã deste domingo. A vítima, identificada como Valdir Laércio Felício, caiu em uma área de mata, o que dificultou o resgate. As informações são da Defesa Civil de Botucatu, que auxiliou no trabalho de buscas.
Corpo de Valdir, que era natural de Porangaba (SP) e tinha experiência em voos de paraglider, foi encontrado a cerca de um quilômetro do ponto de decolagem. Segundo as autoridades, ele sofreu o acidente após saltar da Base da Nuvem e despencar de uma altura de aproximadamente 70 metros. Essa rampa é uma das mais utilizadas pelos adeptos da prática em Botucatu.
Local do acidente foi isolado para perícia. Agora, a investigação quer determinar as circunstâncias que provocaram o acidente fatal, se houve alguma falha no equipamento usado pelo piloto. Maiores detalhes não foram repassados.
Buscas pelo piloto incluiu a utilização do Helicóptero Águia da Polícia Militar de Piracicaba. Agentes da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e até moradores da região auxiliaram nas buscas. O piloto, no entanto, foi encontrado sem vida.
Paraglider, ou parapente, é considerado um esporte radical de alto risco. Nos saltos, os praticantes da modalidade partem de um ponto fixo em um voo livre. Geralmente, os saltos são feitos com um instrutor para inexperientes.
Redação / Folhapress