FORMOSA, GO (UOL/FOLHAPRESS) – O piloto Mário Marcondes, que compete no Rally do Sertões, doou filtros ao longo das últimas edições da competição depois de beber água ‘suja’ durante uma prova em 2021.
ATITUDE VEIO APÓS QUEBRA DO CARRO
A história aconteceu no interior do Piauí. Mário quebrou o carro durante uma das etapas do Rally do Sertões, e um menino, que era morador da região, ofereceu um copo com água.
A água estava amarelada. O menino explicou a Mário que a água oferecida era do caminhão-pipa que enchia um poço próximo do local a cada 15 dias.
Mário decidiu ajudar e passou a doar filtros de água. O piloto é fundador da Conasa e da Águas de Itapema, empresas do setor privado que atuam na distribuição de água e saneamento no Paraná e em Santa Catarina.
“Quando eu voltei para Londrina, na Conasa, conversei com o pessoal da engenharia, do departamento técnico, e decidimos fazer algo para ajudar. Queríamos que fosse uma solução simples e barata. Então surgiu a ideia de fazer esses filtros, que é um negócio muito simples, muito barato, que além de a gente distribuir, a gente ensina a replicar”, afirma Mário Marcondes, à reportagem.
A distribuição é feita desde 2022 em algumas cidades que recebem provas do Rally do Sertões. Mário estima que 560 filtros já foram entregues de maneira gratuita.
ENTREGAS EM 2024
250 dos 560 filtros entregues foram distribuídos em 2024. Ao todo, foram cinco entregas com 50 unidades cada em locais definidos juntos ao Instituto Sertões, que realiza ações sociais durante a competição.
Além dos filtros, Mário entrega um manual de como aplicar o cloro e fazer a manutenção. O livro também mostra os cuidados que devem ser tomados e a importância do consumo da água potável.
Nós estamos acostumados com esse conforto. A gente acha que não é nada, mas pra eles significa muito. Vê-los recebendo e receber os depoimentos de volta é muito gratificante.
*
O repórter viaja a convite do Rally do Sertões
RENAN LISKAI / Folhapress