SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Agentes da Polícia Militar do Tocantins foram gravados agredindo um grupo de mulheres durante abordagem no bairro Aureny III, em Palmas, na manhã da quarta-feira (24).
A ação dos PMs foi gravada por testemunhas e divulgada nas redes sociais. Nas imagens, os PMs podem ser vistos arrastando, empurrando, dando socos e tapas nas mulheres.
Confusão ocorreu quando os policiais, aparentemente, teriam tentado separar uma briga entre duas mulheres. Os agentes faziam patrulha quando presenciaram a briga em público.
Pelo menos uma das mulheres agredida reagiu e atingiu um PM no rosto. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, a mulher foi presa por desacato e por danos ao patrimônio público ao danificar uma viatura. Ela foi autuada e ouvida, mas já foi liberada por determinação da Justiça estadual.
Em nota, a Polícia Militar do Tocantins informou que os agentes que aparecem na gravação foram afastados. Segundo a PM, foi instaurada uma apuração interna para analisar a conduta dos militares. O órgão também reforçou “à sociedade seu compromisso com a lei, a ordem, a ética, destacando ainda que não coaduna com quaisquer ilegalidade ou ação não compatível com seu Procedimento Operacional Padrão”.
Caso é investigado pelo 4º DP de Palmas, conforme a SSP. “O delegado plantonista teve conhecimento do vídeo que circulava nas redes sociais evidenciando as agressões sofridas pela mulher durante a abordagem”. Como os envolvidos não tiveram seus nomes divulgados, não foi possível localizá-los para pedir posicionamentos.
Redação / Folhapress