RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

PMs entram em confronto com manifestantes contra leilão de linhas da CPTM

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Manifestantes e estudantes do DCE da USP, entidade de representação estudantil da universidade, entraram em conflito com a Força Tática da Polícia Militar na manhã desta quinta (27) na região central de São Paulo.

Os estudantes haviam ocupado, com tendas e barracas, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, na rua Boa Vista, para protestar contra o leilão das linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Eles afirmam prestar apoio aos familiares e amigos dos ferroviários.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, por volta das 13h, houve uma tentativa de invasão no prédio. A polícia interveio e três pessoas foram detidas.

O grupo então seguiu pela Rua Florêncio de Abreu em direção à praça da República. A rua Boa Vista foi liberada, afirma a pasta da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A Polícia Militar diz analisar as imagens da manifestação e, caso sejam constatadas irregularidades, as devidas providências serão adotadas. A instituição acrescenta que não compactua com desvios de conduta e todos os excessos são punidos com rigor.

Pelos vídeos do confronto, é possível ver que escudos, cassetetes e gás lacrimogêneo foram usados contra os manifestantes. Segundo a conta do DCE no Instagram, o presidente e outros diretores da agremiação foram “brutalmente agredidos pela polícia militar de Tarcísio”.

O governo realizará na sexta (28) o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão patrocinada das linhas 11-coral, 12-safira e 13-jade de trens.

Na última terça (25), o sindicato dos ferroviários aprovou adiar uma greve prevista para o dia seguinte contra o leilão. Após audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), a categoria aceitou que os funcionários usem preto como protesto contra a privatização das linhas e a formação de uma comissão para debater o tema.

Os trabalhadores aprovaram ainda a realização de um protesto no mesmo dia em frente a sede da Bolsa de Valores (B3) no centro de São Paulo. O leilão vai acontecer no local.

DIEGO ALEJANDRO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.