SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma megaoperação policial na Alemanha convocada em razão de suspeitas de que uma leoa estava à solta nos arredores de Berlim foi em parte suspensa nesta sexta-feira (21).
De acordo com as autoridades, que haviam ordenado que moradores da área permanecessem em suas casas enquanto a busca estava em curso, análises mais detalhadas das imagens do animal mostraram que ele provavelmente é um javali, espécie bastante comum na região.
O anúncio foi feito por Michael Grubert, prefeito de Kleinmachnow, onde a suposta leoa havia sido avistada. Segundo ele, um exame detalhado do vídeo em que o animal aparecia, assim como de outras imagens feitas por moradores, mostram que ele não tinha o pescoço longo e sinuoso típico de felinos.
Além disso, o que havia sido identificado como uma cauda também poderia ser uma ilusão de ótica causada por sombras na vegetação. Por fim, nenhum circo ou zoológico reportou o desaparecimento de uma leoa no período, e todas as buscas baseadas em dicas da população foram infrutíferas. Numa delas, inclusive, realizada na manhã desta sexta, polícia e caçadores encontraram apenas uma família de javalis.
De acordo com relato da agência de notícias AP do anúncio, o prefeito defendeu, porém, a escala operação de 36 horas, que inclui ainda helicópteros, drones e câmeras infravermelhas e a mobilização de veterinários, caçadores e um contingente de cem policiais. “O perigo de um animal selvagem em Kleinmachnow justifica esse investimento”, disse ele, sem mencionar cifras.
Grubert acrescentou que a polícia pode ser imediatamente mobilizada de novo caso a situação mude.
Apesar do tamanho da operação, parte da população não levou a sério as suspeitas acerca da leoa. Segundo a Sky News, um grupo de jovens pôs para tocar no meio da madrugada sons de rugidos em um alto-falante.
Em 2022, cinco leões escaparam brevemente de sua jaula no zoológico de Taronga, em Sydney, na Austrália, obrigando as autoridades a abrir uma investigação sobre o que foi descrito como uma “grave violação de segurança”.
Os leões voltaram para a jaula depois que um alerta de “código um” foi emitido para os moradores do local o mais grave na lista de alertas de emergência do zoológico.
Quatro anos antes, em 2018, dois leões, dois tigres e uma onça escaparam de suas jaulas depois que tempestades atingiram o oeste da Alemanha. Os felinos foram localizados com a ajuda de um drone e então recapturados.
Redação / Folhapress