RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia do Rio investiga falhas no atendimento a turista morto no Cristo Redentor

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga as circunstâncias da morte do turista gaúcho Jorge Alex Duarte, 54, que passou mal e morreu nas escadarias do Cristo Redentor no domingo (16). A Delegacia do Consumidor apura se houve crimes contra relação de consumo e omissão de socorro no caso.

Oito representantes das empresas Trem do Corcovado, Paineiras-Corcovado e Dedica Saúde, que gerem o local, foram intimados para prestar depoimento a partir de sexta-feira (21).

A concessionária Trem do Corcovado disse que não irá se manifestar até a conclusão das oitivas. As demais prestadoras não responderam até a publicação desta reportagem.

O ponto turístico foi reaberto nesta terça-feira (18) após uma vistoria realizada por órgãos de fiscalização. O funcionamento havia sido suspenso na segunda-feira (17), quando o transporte ao monumento foi interrompido para inspeção.

A reabertura do Cristo Redentor ocorreu logo após a vistoria que envolveu a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, o Procon-RJ, o Corpo de Bombeiros e a Delegacia do Consumidor.

Apesar da liberação, as equipes constataram irregularidades durante a inspeção nesta terça, como falhas de infraestrutura, problemas de acessibilidade e a necessidade de substituição das escadas rolantes, que vão demandar mais tempo.

O funcionamento do ponto turístico foi retomado mediante o cumprimento das exigências firmadas durante a elaboração de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre os órgãos responsáveis na noite desta segunda.

As concessionárias do monumento se comprometeram a contratar ambulância e deixá-la estacionada perto do Trem do Corcovado durante todo o horário de visitação. Além disso, os dois postos médicos no local deverão ficar abertos a partir da entrada do primeiro visitante.

O Parque Nacional da Tijuca/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) afirmou que irá custear a ambulância que ficará de plantão durante todo o horário de visitação no alto do Corcovado.

“Ficou acordado que o ICMBio irá disponibilizar o equipamento com recursos do Instituto, via encargos acessórios, após a concessionária Trem do Corcovado enviar um ofício fazendo esta solicitação”, disse, em nota.

O ICMBio informou ainda que está em tratativas com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para acelerar a aprovação de projetos de acessibilidade no Corcovado e que as obras devem começar o quanto antes. O órgão também apura as circunstâncias da morte do turista no domingo.

Já a Arquidiocese do Rio anunciou que disponibilizará uma ambulância com equipamentos de atendimento médico e primeiros socorros, para suporte a atividades religiosas no santuário.

No início da tarde desta terça, o santuário do Cristo Redentor realizou uma missa em homenagem ao turista. O corpo de Jorge Alex Duarte foi levado para o Rio Grande do Sul e será cremado, segundo a família. O traslado do corpo foi pago pela arquidiocese.

Na visita ao ponto turístico no domingo, Jorge Alex estava acompanhado do filho e da nora, que relatou demora para chegada do socorro e afirmou ter iniciado, por contra própria, os primeiros socorros. Numa rede social, ela, que é formada em enfermagem, criticou não haver ambulância dentro do parque nem atendimento de urgência. O turista teve morte súbita de origem cardíaca, de acordo com a declaração de óbito.

Imagens do circuito de monitoramento do Cristo registraram o momento em que Jorge sobe um lance de escada e encosta no corrimão. Ele aparenta passar mal e cai no chão às 7h39, e imediatamente a nora inicia uma massagem cardíaca.

Um minuto depois, às 7h40, funcionários do Trem do Corcovado aparecem e um homem, que seria de uma loja de souvenires, assume a massagem cardíaca. O filho de Jorge é retirado do local e a nora fica. Ela parece orientar os primeiros socorros.

Às 7h43, uma mulher aparece com uma bolsa amarela, que teria um desfibrilador. O padre Damasceno, da Paróquia do Cristo Redentor, chega e também ajuda na massagem cardíaca. Às 7h46, o equipamento é usado na vítima pela nora e pelo funcionário da loja.

Na sequência, um outro homem, com a camisa do Trem do Corcovado, aparece, às 8h01, e também faz massagem cardíaca.

A gravação mostra que, depois de 34 minutos de Jorge ter caído no chão, às 8h13, chegam os socorristas do Samu. A equipe segue com a massagem, mas o turista não reage. A morte foi constatada às 8h22.

Em nota, a concessionária Trem do Corcovado afirmou que “não houve possibilidade alguma de salvamento apesar dos socorristas chegarem com o desfibrilador no mesmo instante e, em seguida, o Samu”. Ainda no comunicado, informou que possui uma enfermaria equipada para primeiros socorros.

O santuário do Cristo Redentor disse que a infraestrutura do monumento seria de responsabilidade do ICMBio. Afirmou ainda que o Cristo Redentor “não possui ambulância, acessibilidade universal, pontos de hidratação, brigadistas, banheiros adequados com acessibilidade, escadas rolantes e elevadores em pleno funcionamento, nem internet e sinal de telefonia”.

O ICMBio rebateu a arquidiocese e apresentou cópia com o artigo 18 do contrato de concessão, que prevê que a responsabilidade é do concessionário. “A reunião com o Procon reforçou que é de obrigação das concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado cuidarem dos respectivos postos de primeiros socorros que ambas mantêm dentro do Parque”, disse o órgão.

ALÉXIA SOUSA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS