RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia prende 15 após incêndio em boate na Macedônia do Norte que matou 59

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A polícia da Macedônia do Norte deteve 15 pessoas após um incêndio em uma boate que resultou em 59 mortes e 155 feridos. Entre os detidos estão o gerente e o filho do proprietário do clube noturno. Segundo o ministro do Interior, Panche Toshkovski, o estabelecimento operava sem licença.

O caso ocorrido na cidade de Kocani, a cerca de 100 quilômetros da capital, Skopje, chocou o pequeno país no sudeste da Europa. “A perda de tantas vidas jovens é irreparável, e a dor das famílias, entes queridos e amigos é inimaginável”, escreveu o primeiro-ministro Hristijan Mickoski no X.

A tragédia na boate Pulse lembra a da boate Kiss em 2013, quando 242 pessoas morreram e 636 ficaram feridas em Santa Maria (RS). “Nós, familiares das vítimas do crime da boate Kiss, manifestamos indignação e, ao mesmo tempo, solidariedade diante da perda de vidas e dos feridos na tragédia ocorrida na Macedônia do Norte. Nosso apoio e compaixão aos pais e familiares que, neste momento desesperador, precisam suportar essa dor imensa”, diz uma nota emitida pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria nesta segunda-feira (17). “Que a Justiça possa ser aplicada rapidamente de modo que possa acalmar um pouco a dor.”

Segundo o procurador-geral da Macedônia do Norte, Ljupco Kocevski, havia “apenas uma única porta de metal improvisada na parte de trás do prédio, que estava trancada e sem maçaneta por dentro”.

O fogo começou por volta das 3h no horário local (23h de sábado em Brasília), quando faíscas de sinalizadores incendiaram um pedaço do teto, em uma circunstância muito parecida com a da boate Kiss. Centenas de pessoas correram para a única saída do local enquanto as chamas se espalhavam pelo telhado. O local, que recebia aproximadamente 1.500 pessoas, ficou destruído.

Relatos da mídia local descreveram a boate como um antigo depósito de carpetes. Havia apenas dois extintores e nenhum alarme de incêndio, disse Kocevski. O teto era feito de materiais inflamáveis, e as paredes de gesso não eram resistentes ao fogo.

O filho de Draghi Stojanov morreu no incêndio. “Depois dessa tragédia, para que eu preciso desta vida? Tinha um filho e o perdi”, disse ele à agência de notícias Reuters.

O premiê Mickoski disse que a licença do clube foi emitida ilegalmente e declarou que os responsáveis enfrentariam a Justiça. “Essa licença -assim como muitas outras coisas no passado na Macedônia- está ligada a suborno e corrupção”, disse o ministro Toshkovski (Interior). “Mas quero dizer ao público macedônio que, ao contrário de outras vezes, as pessoas que emitem essas licenças ilegais serão nomeadas e responsabilizadas.”

“É devastador”, disse Goran Georgijev, 47, que mora perto da boate e perdeu conhecidos no incêndio, como a filha de uma vizinha, de 17 anos, e os filhos de dois amigos, de 21 e 22. Ele já foi frequentador da Pulse e disse que a boate era mal construída. Na madrugada, ouviu um som de rachadura seguido de sirenes. “Eu sabia que algo terrível estava acontecendo.”

O número de mortos ainda pode aumentar. O ministro da Saúde, Arben Taravani, disse que 20 pessoas estão em estado grave, e alguns pacientes foram enviados para hospitais em outros países.

Algumas pessoas com parentes desaparecidos fizeram fila do lado de fora do hospital em Kocani nesta segunda-feira, para fornecer amostras de DNA caso seus parentes não fossem identificados. Na periferia da cidade, tratores e trabalhadores com pás cavaram uma fileira de sepulturas no cemitério de Kocani.

Kocevski disse que seu escritório estava trabalhando para determinar a responsabilidade criminal de várias pessoas por “graves delitos contra a segurança pública” e outros crimes. “A atuação dos indivíduos foi contrária aos regulamentos e regras técnicas das medidas de proteção e, assim, causaram um perigo à vida e ao trabalho das pessoas em grande escala.”

Uma semana nacional de luto começou nesta segunda, e a capital deve realizar uma vigília pelas vítimas.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.