RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia realiza operação para conter avanço do Comando Vermelho no RJ

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça (8) uma operação com o objetivo de conter a expansão do Comando Vermelho (CV) na zona oeste da capital. A ação busca cumprir mandados de prisão e realizar diligências para investigar a atuação da facção criminosa na região.

Até o momento, seis pessoas foram presas: cinco delas em flagrante e uma devido a um mandado judicial relacionado a crime de extorsão. Além disso, quatro adolescentes foram apreendidos —dois em flagrante por posse de arma e munição, e um por mandado de busca e apreensão, em razão do seu suposto envolvimento em uma tentativa de homicídio. Não há informações sobre a apreensão do quarto adolescente. Três armas de fogo também foram apreendidas.

A ação faz parte da Operação Contenção, lançada neste ano para frear o avanço do Comando Vermelho na zona oeste, que se intensificou em 2023.

No dia 30 de março, um policial civil foi morto a tiros na frente da esposa, a juíza Tula Corrêa de Melo. A investigação aponta que os principais suspeitos seriam traficantes da facção que haviam acabado de trocar tiros com milicianos na disputa pela zona oeste. Eles queriam, segundo investigadores, roubar o carro da juíza para trocar de veículo.

As operações estão concentradas nos bairros da Gardênia Azul, Anil, Recreio dos Bandeirantes, Vargens e Jacarepaguá, áreas sob influência do Comando Vermelho, que foram retiradas da milícia.

Participam da operação agentes da 32ª DP (Taquara), da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais) e de outras delegacias da capital. A mobilização envolve cerca de 250 policiais civis.

Em decorrência da presença policial, sete escolas municipais localizadas nas áreas da Gardênia Azul e do Anil suspenderam as atividades nesta terça. Duas unidades municipais de saúde também deixaram de abrir no horário habitual e avaliam a possibilidade de reabrir ainda hoje.

BRUNA FANTTI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.