RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Por que avião da FAB ficou dando voltas no céu de Brasília por 5 horas?

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) sobrevoou Brasília por cinco horas no sábado (15) para testar um novo procedimento.

O voo foi realizado por um Legacy 500 da FAB e registrado no sistema FlightRadar24. Durante cinco horas, a aeronave testou um novo método de vetoração aérea, cujo objetivo, segundo a FAB, é garantir mais segurança e fluidez nas operações de pouso e decolagem, reduzindo riscos de incidentes.

A vetoração aérea é o procedimento no qual controladores de tráfego aéreo orientam aeronaves. Eles dão instruções de proa e altitude, organizando o tráfego e aumentando a segurança.

O voo fazia parte da homologação da AVS (Área de Vetoração em Subida), para que aeronaves realizem manobras em altitudes menores sem comprometer a segurança. O método pode evitar conflitos entre aeronaves, especialmente durante decolagens simultâneas e arremetidas inesperadas, além de agilizar operações em aeroportos congestionados, como o de Brasília.

Segundo o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o novo método que está sendo testado pode facilitar a atuação dos controladores de tráfego. Ainda não há uma data para a implementação definitiva do sistema, mas novos voos de homologação devem ocorrer nos próximos meses.

O projeto da AVS é pioneiro na América do Sul, segundo a FAB, e segue diretrizes da FAA (Administração Federal de Aviação), dos Estados Unidos. O projeto, desenvolvido pelo Decea, poderá ser adotado em outros aeroportos do país. Brasília foi escolhida para o projeto-piloto devido ao alto volume de operações aéreas e à necessidade de otimizar o tráfego na região.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS