RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro

O livro “Cabeça Fria, Coração Quente”, do técnico Abel Ferreira, foi publicado em 2022, mas tem informações que ajudam a entender os motivos que fazem o Palmeiras estar atrás na disputa pelo título do Brasileirão desta temporada.

O que aconteceu

Abel Ferreira e sua comissão técnica destrincharam o Campeonato Brasileiro no livro. Há um estudo estatístico da comissão técnica portuguesa sobre a competição, baseado em outros anos que o Alviverde ficou com o título, e os objetivos traçados para voltar a ganhar a taça (o que acabou acontecendo em 2022 e se repetiu em 2023).

Uma das metas era atingir 80 pontos ao final da competição. Isso aconteceu em 2016, quando a equipe foi campeã com Cuca, e em 2018, quando Felipão era o treinador. Isso não acontecerá em 2024: a equipe tem 70 pontos e apenas dois jogos a serem disputados (o máximo possível é 76) – o Botafogo, atual líder, pode chegar a 79 e se aproximar desse “número mágico”.

Aproveitamento alto jogando em casa também era fundamental. O levantamento de Abel mostra que os campeões do Brasileirão têm 85% de aproveitamento como mandante. Em 2024, o Palmeiras é o 3º melhor mandante com 70,37% jogando em casa (18 jogos, 12 vitórias, 2 empates e 4 derrotas) – o Fortaleza lidera a estatística com 81,48% de aproveitamento (18 jogos, 13 vitórias, 5 empates).

No 1º turno, o Palmeiras perdeu como mandante para o Inter e Athletico-PR jogando na Arena Barueri, e no 2º foi derrotado por Vitória e Botafogo no Allianz Parque. A equipe ainda enfrenta o Fluminense em casa na última rodada.

Outro objetivo traçado para chegar ao título era ter a melhor defesa do campeonato, mas o Palmeiras não deve ter esse posto em 2024. O Botafogo é quem lidera a estatística com apenas 28 gols sofridos em 36 jogos. O Alviverde tem a segunda melhor defesa com 31 gols sofridos.

Palmeiras atinge metas de finalizações, mas peca em eficácia. O estudo da comissão de Abel mostra que os campeões do Brasileirão de pontos corridos tinham médias de 14 finalizações por jogo. O Alviverde tem média de 16,58 chutes por jogo, mas erra 62,48% das chances – segundo o Footstats, é o 9º pior no quesito.

Desempenho contra o G5 também pesa contra o Palmeiras. O retrospecto contra Botafogo, Flamengo, Inter e Fortaleza é muito ruim: quatro empates e quatro derrotas. O Alviverde não venceu uma única vez, e hoje isso faz diferença no campeonato.

As contas do Palmeiras pelo título

O Palmeiras (70) precisa torcer para o Botafogo (73) não fazer quatro pontos nos dois jogos que restam no Brasileirão.

A equipe carioca pega o Inter (fora) na próxima rodada e fecha a competição contra o São Paulo, no Nilton Santos.

Já o Alviverde tem pela frente o Cruzeiro (fora) e o Fluminense (casa). Com duas vitórias e pelo menos uma derrota do Botafogo em um dos jogos, o título fica com o Palmeiras.

FLAVIO LATIF / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS