PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de Porto Alegre ergueu nesta segunda-feira (13) uma barricada em uma das principais vias do centro histórico da capital.
O muro de 1,8 metro de altura, montado na avenida Presidente João Goulart, foi instalado para conter a nova elevação do nível do lago Guaíba, que pode chegar a 5,5 metros nesta terça-feira (14). Às 15h15 desta segunda, o nível chegou a 5,01 metros.
Caminhões-guincho e retroescavadeiras operavam desde o começo da manhã movendo sacos de areia, alguns com mais de 1 metro de diâmetro, para construir o bloqueio.
Outras duas barreiras de menor extensão foram erguidas na rua General Salustiano, paralela à avenida.
Ainda nesta segunda, o prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou que está sob análise a abertura de uma pista para criação do segundo corredor humanitário em Porto Alegre, por causa do alto volume de tráfego no primeiro corredor, inaugurado na última sexta (10) após a demolição da passarela de concreto que conectava o centro à rodoviária.
De acordo com Melo, embora a previsão seja de que o Guaíba ultrapasse o recorde 5,33 metros, atingido na última semana, a expectativa é que desta vez ocorram menos problemas de abastecimento.
CARLOS VILLELA / Folhapress