SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um queijo de ovelha produzido em Portugal foi eleito o melhor do mundo no campeonato World Cheese Awards. Um representante brasileiro, feito de leite de vaca, alcançou a 9ª posição.
O Queijo Soalheira Tradicional (queijo de ovelha) foi premiado como o melhor do mundo. Produzido pela Quinta do Pomar, em Portugal, o queijo venceu com 86 pontos por sua “textura cremosa” e pelo sabor equilibrado, segundo o GFF (Guild of Fine Food). A premiação aconteceu durante o World Cheese Awards, realizado na cidade de Viseu, em Portugal.
O queijo brasileiro Passionata conquistou a 9ª posição no ranking. Produzido pelo Biopark, no Paraná, foi o único representante do Brasil entre os 14 finalistas, e obteve 81 pontos conquistados. Desenvolvido com leite de vaca, o Passionata é uma evolução do tradicional queijo Maracujino, incorporando polpa de maracujá e flores de calêndula em sua composição, segundo a empresa. Esses ingredientes conferem um sabor tropical e uma aparência diferenciada ao queijo, algo que chamou atenção dos jurados em meio aos 4.786 queijos avaliados.
O evento reuniu queijos de 47 países e jurados de 40 nações. Os produtos foram avaliados por 240 especialistas, incluindo chefs, jornalistas e tecnólogos em alimentos. Os critérios analisados foram aparência, aroma, textura, paladar e sabor.
O queijo vencedor destacou-se pelo uso de coalho vegetal. Feito com leite cru de ovelha e flor de cardo para coalhar o queijo, o Soalheira Tradicional é típico da região central de Portugal e pode ser consumido de colher. Patrick McGuigan, um dos jurados, elogiou seu sabor “herbáceo” e textura amanteigada.
A competição deste ano foi a maior da história do evento. Foi a primeira vez que o World Cheese Awards ocorreu em Portugal, consolidando o país como um centro de excelência na produção de queijos. O diretor do GFF, John Farrand, celebrou a vitória portuguesa como “motivo de orgulho”.
Confira o ranking dos finalistas:
1 – Queijo de Ovelha Amanteigado – Quinta do Pomar, Portugal – 86 pontos
2 – Tea Fondada – Chascharia Val Müstair, Suíça – 84 pontos
3 – Alpenhorn Mifroma – Elsa Group (Mifroma), Suíça – 84 pontos
4 – La Cava Barus García-Baquero – Lacteas Garcia Baquero S.A., Espanha – 84 pontos
5 – Bayley Hazen Blue – Cellars at Jasper Hill, EUA – 83 pontos
6 – Pecorino Bislacco al Rum e Tabacco – F.lli Petrucci, Itália – 82 pontos
7 – Blugins – La Casearia Carpenedo, Itália – 82 pontos
8 – Affineur Walo Creamy Lion Cheese – Thurgau, Suíça – 82 pontos
9 – Passionata – Biopark, Brasil – 81 pontos
10 – Snertingdal Ysteri Godbiten – Snertingdal ysteri drift AS, Noruega – 79 pontos
11 – Alte Hexe 9 Monate gereift – Bodensee Käse, Suíça – 78 pontos
12 – Valleclaro – Quesos y Besos, Espanha – 77 pontos
13 – Baldauf 1862 Meisterstück Alpkäse – Baldauf Käse, Alemanha – 75 pontos
14 – Tatie – Latteria Moro di Moro Sergio, Itália – 72 pontos
Redação / Folhapress