SALVADOR, BA E FLORIANÓPOLIS, SC (FOLHAPRESS) – O prefeito de Ilhéus (BA), Mário Alexandre (PSD), foi alvo nesta quinta-feira (26) de uma operação da Polícia Federal que mira os crimes de fraude a licitação e desvios de recursos públicos em contratos da prefeitura.
A Operação Barganha cumpre 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal, nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.
Além do prefeito, o ex-secretário de Gestão e atual candidato à Prefeitura de Ilhéus, Bento Lima (PSD), está entre os alvos. O inquérito tramita em segredo de Justiça.
Em nota, a prefeitura de Ilhéus informou que colabora com as investigações e confia nas instituições e no devido processo legal: “É importante destacar que situações como essa contribuem para que os fatos sejam devidamente esclarecidos, reforçando o compromisso da administração com a transparência e a justiça”, informou.
As investigações apontam para existência de um esquema de pagamento de propina a agentes públicos para que empresas fossem beneficiadas com contratos na gestão municipal.
O esquema era definido antes mesmo da licitação, que direcionava a escolha das empresas vencedoras dos certames. Os contratos investigados são estimados em cerca de R$ 45 milhões.
A Polícia Federal também identificou superfaturamento na prestação de serviços em contratos de saúde, educação e limpeza urbana.
Os investigados podem responder por crimes de fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Além das medidas de busca e apreensão, a Justiça também autorizou a quebra de sigilo bancário fiscal e apreensão de recursos dos envolvidos. Foram aprendidos R$ 915 mil em espécie durante a operação.
JOÃO PEDRO PITOMBO E FELIPE BRAMUCCI / Folhapress