RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeito de Taboão da Serra alvo de ataque continua na UTI e consciente, diz hospital

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito e candidato à reeleição de Taboão da Serra (SP), José Aprígio da Silva (Podemos), continua internado na UTI do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, informou a unidade em boletim médico neste domingo (20). Silva sofreu um ataque a tiros na tarde de sexta-feira (18).

A situação de Silva, 72, é estável, “em cuidados de terapia intensiva para monitorização do quadro”. Ainda de acordo com o informe, o político está consciente e respira sem a ajuda de aparelhos. Não há informações sobre previsão de alta.

Por meio de nota da assessoria do prefeito divulgada neste sábado (19), a família declarou agradecer pelas “inúmeras manifestações de solidariedade e carinho” e pediu “que continuem em oração pela plena recuperação” de Silva.

A Polícia Civil de São Paulo disse também neste sábado ter localizado os veículos utilizados um dia antes no ataque. Segundo os investigadores, o veículo dos autores (um Nissan/March) foi localizado incendiado na cidade de Osasco, também na Grande São Paulo. O carro foi apreendido e passou por perícia.

Outro automóvel envolvido, um Fiat/Siena usado na fuga dos criminosos, foi encontrado em uma residência também em Osasco. Segundo a polícia, a mulher que estava no local relatou que o carro era do falecido marido e costuma ser utilizado pelo filho, de 33 anos.

O automóvel foi apreendido e o rapaz agora é procurado pelos investigadores. A polícia solicitou exames periciais, o caso foi registrado como tentativa de homicídio e as investigações seguem em andamento.

Delegado da seccional de Taboão responsável pelo caso, Hélio Bressan, afirmou que sem dúvidas a arma usada no ataque foi um fuzil. “O veículo em que o prefeito estava era um blindado e, evidentemente, isso protegeu a vida dele”, disse.

Bressan afirmou que uma cápsula foi localizada dentro do veículo carbonizado, mas a identificação do tipo de fuzil dependerá da perícia.

Aprígio disputa o segundo turno em Taboão da Serra contra o candidato Engenheiro Daniel (União Brasil), que terminou a primeira rodada da eleição municipal com 48,98% dos votos válidos. O atual prefeito obteve 25,93% dos votos.

O cenário é uma repetição da eleição de 2020, quando os dois também também foram ao segundo turno juntos. Na ocasião, Aprígio venceu de virada e com uma margem apertada: apenas 1.700 votos a mais que o adversário, em um universo de 153 mil eleitores.

Em vídeo postado nas redes sociais, Daniel manifestou apoio ao prefeito e pediu apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas investigações.

Nesta sexta-feira, Elisson Aprígio, sobrinho do prefeito e vereador eleito em Cajamar, disse à Folha que houve uma tentativa de assassinato. “Tiros no pneu para paralisar o carro. Tiros de fuzil na direção do motor, do motorista. O carro não parou, atiraram atrás e acertaram ele”, afirmou.

Segundo ele, o prefeito não passou por cirurgia e estava em observação porque usa um marca-passo. O sobrinho disse ainda que desconhece eventuais ameaças que tenham sido feitas ao tio.

Aprígio é empresário e nasceu no interior de Alagoas, na cidade de Minador do Negrão. Casado há 46 anos, é pai de quatro filhas e tem cinco netos. Ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ele afirma ter ensino médio completo e declara um patrimônio de R$ 8.308.580.

Ele foi servente de pedreiro e fundou, em 1996, a Cooperativa Habitacional Vida Nova, que atua na área de construção civil. O grupo tem 10 empreendimentos habitacionais construídos em 51 torres, um centro empresarial com hotel, 384 salas comerciais e um shopping, o Taboão Plaza Outlet, inaugurado em 2016.

Na trajetória política, foi eleito vereador em 2004 e reeleito no pleito seguinte. Não obteve sucesso ao se candidatar a prefeito em 2012 e em 2016. Em 2014, tentou ser deputado federal, mas ficou como suplente. Em 2018, foi eleito deputado estadual.

CARLOS PETROCILO E JOELMIR TAVARES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS