RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Premiê do Reino Unido diz no G20 que resolver guerras seria o maior passo contra fome

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou durante a sessão de abertura da cúpula do G20 que a resolução das guerras atualmente em curso no mundo seria o “maior passo na luta contra a fome”.

“O maior passo na luta contra a fome hoje viria da resolução de conflitos. E então pedimos novamente um cessar-fogo imediato em Gaza para que os reféns sejam libertados. Estamos profundamente preocupados com a situação dos civis palestinos, enfrentando fome e inação catastróficas, particularmente no norte de Gaza”, afirmou.

O primeiro-ministro abordou ainda a Guerra da Ucrânia, chamando o conflito de “guerra ilegal da Rússia”. “Amanhã marca o milésimo dia da invasão de um estado pacífico e soberano. Eles [Rússia] infligiram danos ao mundo todo, incluindo à segurança alimentar e energética. Pedimos, novamente, uma paz justa e duradoura, consistente com a Carta da ONU”, disse Starmer.

Antes da cúpula, o premiê britânico se reuniu com o líder chinês, Xi Jinping, em encontro marcado por tensão após menção de Starmer a direitos humanos e Taiwan.

“Estou muito satisfeito que meu secretário de Relações Exteriores e o ministro de Relações Exteriores Wang [Yi] se reuniram recentemente e discutiram respectivas preocupações, incluindo sanções parlamentares e de direitos humanos, Taiwan, mar do Sul da China, e nosso interesse compartilhado em Hong Kong, e estamos preocupados com relatos de deterioração da saúde de Jimmy Lai na prisão”, afirmou Starmer, em referência ao editor de jornal pró-democracia em Hong Kong preso no país.

No momento em que o premiê britânico menciona esses assuntos, de acordo com vídeo publicado pela Bloomberg Business, há movimentação de funcionários na sala para retirar jornalistas presentes na reunião bilateral.

A cúpula de chefes de Estado do G20 foi aberta nesta segunda-feira (18) com uma sessão sobre o combate à fome e à pobreza. O presidente Lula (PT) então lançou oficialmente a Aliança Global Contra a Fome, uma iniciativa da presidência brasileira do bloco.

Em sua intervenção, cujo texto foi divulgado por sua equipe, Starmer também defendeu o combate às mudanças climáticas.

“Quero que trabalhemos juntos nos enormes desafios que temos pela frente, como conflitos e mudanças climáticas, porque essas forças trabalham contra tudo o que queremos alcançar. Elas destroem o crescimento econômico, minam a segurança e as oportunidades e geram migração em um nível que não podemos sustentar”, afirmou.

O primeiro-ministro também elogiou Lula pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome, acrescentando que o Reino Unido vai integrar o Conselho de Campeões da iniciativa para ajudar a orientar esse trabalho.

“Precisamos de uma liderança global renovada e resoluta para enfrentar a pobreza e a fome. A Aliança Global do presidente Lula nos ajudará a enfrentar esse desafio. E estou satisfeito que o Reino Unido esteja fazendo sua parte. Não estamos apenas nos juntando à Aliança, mas estamos nos juntando ao seu Conselho de Campeões para ajudar a orientar esse trabalho”, afirmou.

RENATO MACHADO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS