RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Presidente da Concacaf defende time de James no Super Mundial e gera climão

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A retirada do León (México) —time do ex-São Paulo James Rodríguez— do Super Mundial de Clubes da Fifa gerou um climão entre Victor Montagliani, presidente da Concacaf, e o Alajuelense, clube da Costa Rica que pode herdar a vaga dos mexicanos na competição.

Montagliani defendeu a permanência do León no Super Mundial. O time mexicano pode recorrer da decisão da Fifa no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

“É um processo legal, o Grupo Pachuca [dono do León] tem a possibilidade de ir ao CAS. Não sei o que vai acontecer, nós respeitamos o processo legal, mas, para mim, como presidente da Concacaf, apoio o León, porque ganhou a Concachampions [em 2023] em campo. Nós esperamos que, no fim, eles estejam no Mundial de Clubes”, disse Montagliani ao canal TUDN.

O Alajuelense se incomodou com a fala do dirigente e apontou “grave transgressão ao dever da neutralidade”. O clube foi o responsável por expor a irregularidade que culminou na retirada do León do Super Mundial.

“Tanto o Alajuense quanto o León são integrantes da Concacaf. Por isso, as declarações do presidente constituem uma grave transgressão ao dever da neutralidade, ao princípio de imparcialidade e a lealdade institucional que deve reger a atuação de toda autoridade desportiva internacional”, afirma trecho de nota oficial do Alajuelense.

O time costa-riquenho foi à Fifa em novembro em 2024 para denunciar a irregularidade nas participações de León e Pachuca no Super Mundial. As duas equipes pertencem ao Grupo Pachuca, do empresário Jesús Martinez Patiño, algo que vai de encontro ao regulamento da competição internacional.

A Fifa não respondeu imediatamente, e o Alajuelense levou o caso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). A Fifa aguarda a decisão do tribunal, mas já retirou o León. A entidade não explicou o motivo de ter escolhido o León e não o Pachuca.

A entidade máxima do futebol não indicou o substituto do León, mas o Alajuelense é favorito a herdar a vaga. A Fifa deve repassar a vaga para o ranking da Concacaf, e tanto México quanto EUA já bateram o limite de participantes. Dessa forma, o herdeiro deve ser o costa-riquenho, 15º colocado do ranking e abaixo apenas de times mexicanos e estadounidenses.

Quem está de olho nesta “crise” é o Flamengo. Isso porque o León estava no grupo do Rubro-Negro, que ainda conta com Esperánce (TUN) e Chelsea (ING).

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS