RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Presidente da EBC sob Lula cai após postagem anti-Israel

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Postagens com críticas a apoiadores de Israel derrubaram nesta quarta-feira (18) o presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Hélio Doyle.

O Palácio do Planalto avaliou que a permanência de Doyle se tornou insustentável por causa das suas postagens, em meio ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Auxiliares palacianos confirmam que Doyle deixou o comando da EBC, mas afirmam que a saída vai ser acertada nas próximas horas, com um pedido de demissão do próprio diretor.

“Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”, diz a postagem que foi republicada por Doyle.

Na terça (17), o PT, partido do presidente Lula, elevou o tom numa troca de críticas públicas com a Embaixada de Israel em Brasília e ampliou a pressão sobre o governo no embate político sobre a guerra contra o grupo terrorista Hamas.

As declarações do partido –que disse que o representante de Israel no país “não tem autoridade moral para falar em direitos humanos”– levou aliados de Lula a tentar nos bastidores descolar o governo da troca de acusações.

Na segunda-feira (16), o PT divulgou uma resolução sobre o conflito entre Israel e Hamas dizendo que rechaça “todo e qualquer ato de violência contra civis, venham de onde vierem”. “Por isso, condenamos os ataques inaceitáveis, assassinatos e sequestro de civis, cometidos tanto pelo Hamas quanto pelo Estado de Israel, que realiza, neste exato momento, um genocídio contra a população de Gaza, por meio de um conjunto de crimes de guerra”.

A acusação de que Israel comete crimes de guerra e genocídio provocou uma resposta da missão diplomática. Numa rede social, a embaixada comandada por Daniel Zonshine falou em “extrema falta de compreensão da atual situação”.

RENATO MACHADO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS