BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a sua participação na COP29, a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudanças climáticas, no Azerbaijão. O evento acontecerá em Baku, capital do país, entre 11 e 22 de novembro.
O cancelamento aconteceu porque o presidente quer focar na cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) e na cúpula do G20, ambos previstos para acontecer em novembro.
Lula será substituído pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Nessa semana, Lula também cancelou a participação na conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade –a COP16, em Cali, na Colômbia, que teve início na segunda (21) e segue até 1º de novembro.
A desistência ocorreu seis dias depois de Lula ter sofrido um acidente doméstico, no qual caiu no banheiro. Ele bateu a cabeça e precisou levar pontos, além de ter tido uma pequena hemorragia. Por isso precisou passar por exames ao longo da semana.
O cancelamento da ida ao Azerbaijão não tem a ver com o acidente, de acordo com o Palácio do Planalto.
O Brasil será o próximo país a sediar a COP climática, que acontecerá em Belém no próximo ano. A COP30 está prevista para acontecer em novembro de 2025.
RENATO MACHADO E LUCAS MARCHESINI / Folhapress