RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Pretinho da Serrinha faz roda de samba no Ibirapuera com Leci Brandão e Criolo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O parque Ibirapuera virou uma roda de samba quando Pretinho da Serrinha subiu ao palco do Festival Turá, na tarde deste sábado (28). A plateia era pequena em comparação ao de festivais como The Town e Lollapalooza.

No entanto, se o público não era grande, o mesmo não pode ser dito da sua empolgação diante de Pretinho e seus convidados, o rapper Criolo e a sambista Leci Brandão.

O show teve início com “Alguém me Avisou”, de Dona Ivone Lara. A música tem os célebres versos “Eu vim de lá / Eu vim de lá pequenininho”, uma referência à própria história de Pretinho, que veio do Morro da Serrinha, onde começou na música ainda criança.

Uma alusão a esse início foi feita antes de o artista subir ao palco, quando o telão exibiu uma entrevista que ele deu aos 12 anos. Durante a conversa, Pretinho disse, orgulhoso, que sabia tocar quase todos os instrumentos.

Essa experiência superlativa se fez sentir durante as duas horas de apresentação. O artista regia o público tal qual um maestro.

Entre um verso e outro, pedia para os presentes cantarem junto. Ao que as pessoas respondiam de pronto, entoando a plenos pulmões a letra de “Conselho “, de Almir Guineto.

O mesmo aconteceu quando o artista cantou “Sonho Meu” e “Acredita”, ambas de Dona Ivone Lara. O público tinha a letra desses clássicos na ponta da língua, cantando em coro os versos.

A resposta calorosa do público foi potencializada pelo carisma de Pretinho, que interegia o tempo todo com as pessoas. Em dado momento, chegou a elogiar a camisa de um dos fãs.

Em seguida, celebrou as as religiões de matriz africana por meio de “É D’Oxum”, canção que exalta a orixá das águas doces e da fertilidade. Já em “Minha Fé”, de Zeca Pagodinho, o artista prestou homenagem a Ogum, a entidade guerreira do candomblé e da umbanda.

O músico cantou também composições próprias, como “Reza pra Agradecer”, de 2017.

Logo depois, chamou ao palco Criolo, arrancando uma onda de gritos e aplausos da plateia. “Senhoras e senhores. Que felicidade. São Paulo, receba Pretinho da Serrinha com todo amor e carinho”, disse o músico, antes de cantar “Lá Vem Você”, do disco “Espiral de Ilusão”.

Em seguida, emendou com “Linha de Frente”, enquanto Pretinho acompanhava o artista tocando um pandeiro vermelho.

Assim que terminou de cantar, Criolo fez uma cobrança. “Quando o seu novo álbum vai sair?”, ao que o músico respondeu que o trabalho sairia ainda em 2025.

A cobrança não é sem motivo, afinal faz seis anos desde o lançamento de “Som de Madureira”, o seu último disco.

Foi Criolo também quem conduziu Leci Brandão do backstage até o centro do palco em meio a aplausos entusiasmados do público.

Após ser ovacionada, a artista cantou “Só Quero te Namorar” com a mesma limpidez vocal que a tornou uma das sambistas mais consagradas do Brasil.

Quando entoou “Zé do Caroço”, possivelmente a sua música mais conhecida, o público sambou de forma vigorosa e cantou o refrão quase aos gritos.

Delírio parecido aconteceu quando a sambista celebrou a democracia e pediu para que não houvesse anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.

A euforia das pessoas não tem a ver apenas com os clássicos que Leci enfilou, mas também com a animação da própria artista, que não demonstrou cansaço ao longo do show.

A participação no festival aconteceu cerca de dois meses após ela ter interrompido um outro show devido a uma queda de pressão.

Dessa vez, não houve contratempos. Após cerca de 15 minutos, a cantora devolveu o microfone a Pretinho e deixou o palco sob os mesmos aplausos entusiasmados com que começou a apresentação.

O Festival Turá acontece nestes sábado (28) e domingo (29) no Parque Ibirapuera. O grupo Só Pra Contrariar e Lenine ainda se apresentam ainda no primeiro dia. Raça Negra, Samuel Rosa, Gabriel O Pensador e Gloria Groove fazem shows no segundo.

MATHEUS ROCHA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS