RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Procissão do Fogaréu ilumina os céus de Ouro Preto na noite desta quinta (17)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Turistas, fiéis e moradores de Ouro Preto (MG) realizaram nesta quinta-feira (17) a Procissão do Fogaréu, uma celebração religiosa que remonta a perseguição sofrida por Jesus Cristo antes de sua crucificação.

A cerimônia da Semana Santa começou com concentração na Igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis saíram em cortejo penitencial até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Após tomar a imagem do Senhor de Bom Jesus, seguiram até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde a imagem foi encerrada no interior da Matriz.

Ao longo da travessia, músicos, alegorias e tochas incandescentes ajudaram a colorir as ruas de pedra entalhada no centro histórico da cidade de Ouro Preto.

O evento aconteceu também na cidade de Mariana, no fim da noite, onde o cortejo saiu da Catedral da cidade e caminhou em direção à Praça Minas Gerais para uma meditação proferida pelo Mons. Celso Murilo de Souza Reis, Cônego do Cabido Metropolitano. Depois, a procissão retornou à Catedral.

Essa procissão, que era chamada do fogaréu em razão das tochas que os irmãos levavam acesas, revive a cena da prisão do Senhor Jesus, no Horto das Oliveiras, depois de haver ceado com seus Apóstolos e sua condução ao julgamento.

O rito do fogaréu deixou de ser realizado na cidade por mais de 100 anos. A tradição foi retomada em 2019 e apresentada apenas virtualmente nos anos da pandemia. Foi retomada em 2022 e realizada regularmente nos anos seguintes.

LAVA-PÉS EM OURO PRETO

Também nesta quinta, antes do fogaréu, fiéis em Ouro Preto realizaram o lava-pés, um dos ritos mais tradicionais da Semana Santa. A cerimônia ocorreu em frente à Igreja São Francisco de Assis.

A passagem lembra a véspera da Paixão de Cristo, quando ele se reuniu com os apóstolos para a última ceia e lavou os seus pés, em uma lição de humildade.

Na cidade, o lava pés foi celebrado pelo Reverendíssimo Senhor Monsenhor Nedson Pereira de Assis, reitor do Santuário Basílica Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, que proferiu o Sermão do “Mandatum”.

VITOR SOARES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS