RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Produtor Orlando Miranda, ícone do teatro brasileiro, morre aos 91 anos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um dos principais nomes do teatro brasileiro, o produtor e ator Orlando Miranda de Carvalho morreu aos 91 anos, na segunda-feira (9), no Rio de Janeiro.

Orlando faleceu em casa, em Copacabana, segundo sua família. “Hoje nos despedimos do grande homem das artes Orlando Miranda, ator, produtor e empresário teatral, que partiu aos 91 anos”, divulgou nas redes sociais a APTR (Associação dos Produtores de Teatro).

Miranda foi diretor do Serviço Nacional de Teatro entre 1974 e 1981. Ele também foi presidente do Instituto Nacional de Artes Cênicas entre 1981 e 1985, “mantendo seu papel de grande defensor das artes cênicas mesmo durante a ditadura militar”, destacou a Associação.

Ator se formou em 1959 na Escola de Teatro Martins Pena e dedicou 65 anos de sua vida às artes, especialmente ao teatro. Em 1963, Miranda fundou o Teatro Princesa Isabel, no Rio. “O espaço foi palco dos primeiros shows de Bossa Nova, de inúmeros sucessos como Roda Viva, Trair e Coçar é só Começar, Um Grito Parado no Ar, entre tantos outros espetáculos marcantes, além de receber atores e atrizes como Procópio Ferreira, Gianfrancesco Guarnieri, Paulo Gracindo, Jô Soares, Jorge Dória, Dercy Gonçalves e Marília Pêra”, destacou

“Nossos agradecimentos e todas as homenagens a esse ícone que ajudou a construir a história do Teatro Brasileiro e nossos sentimentos à família e aos amigos de Orlando. Nossos sentimentos à família e aos amigos, e todas as homenagens a esse grande homem das artes”, disse a Associação dos Produtores de Teatro.

Por meio de nota, a Funarte (Fundação Nacional de Artes) lamentou a morte de Miranda e disse honrar seu legado. A presidente do órgão, Maria Marighella, destacou que a vida do “se entrelaça com a da Funarte, do circo e das artes brasileiras”, sobretudo por sua “defesa das liberdades e das artes” em plena ditadura.

“A Funarte celebra a sua existência e toda a sua contribuição para a arte brasileira e se solidariza com os admiradores, alunos, amigos e familiares de Orlando Miranda de Carvalho.”

O velório de Orlando Miranda está previsto ara acontecer a partir das 10h, desta quarta-feira (11), na capela 1 do Memorial do Carmo, no Caju, no centro do Rio. O corpo do ator, produtor e empresário será cremado.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.