RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Programa para declarar IR no celular ou online tem instabilidade no 1º dia da pré-preenchida completa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Receita Federal liberou com atraso o acesso ao Meu Imposto de Renda para fazer as declarações no celular, tablet ou online nesta terça-feira (1º), mas houve instabilidade durante todo o dia e contribuintes não conseguiram acessar os dados completos.

Para fazer a declaração online, há a opção de acessar o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita) ou baixar o aplicativo oficial da Receita Federal nas lojas da Apple, para iPhone, e Play Store, para Android

Nas lojas não há um aplicativo específico do Meu Imposto de Renda e é preciso tomar cuidado para não instalar aplicativos que não são oficiais. Para fazer a declaração digital é preciso ter nível prata ou ouro no cadastro Gov.br.

As reclamações no site Downdetector, que monitora instabilidade em serviços e portais, dispararam. A falha persistia até o começo da tarde desta terça.

A Receita confirmou a instabilidade técnica do Meu Imposto de Renda, mas disse que não havia falhas para quem preenche a declaração pré-preenchida pelo programa instalado no computador. “A RFB (Receita Federal do Brasil) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) estão atuando na identificação das causas e solução da instabilidade”.

Já o carregamento dos dados da declaração pré-preenchida ocorreu como previsto e estava disponível desde as 9h para o contribuinte. Nesta terça-feira (1º), foram liberadas as informações enviadas por bancos do Brasil e do exterior, bens e direitos adquiridos ou vendidos em 2024, doações feitas no ano passado, previdência privada e criptoativos.

Em 17 de março, o órgão disponibilizou informações do contribuinte e valores enviados por empregadores, imobiliárias, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e prestadores de serviços de saúde.

Já o acesso do Meu Imposto de Renda apresentava telas de erros diferentes entre 9h e 10h. No aplicativo, era gerada a seguinte mensagem: “O preenchimento da declaração de 2025, por este meio, somente será liberado no dia 1º de abril”.

Quando o contribuinte tentava o acesso online pelo portal e-CAC da Receita Federal ou pelo Meu Imposto de Renda, a mensagem de erro era: “Não foi possível completar a operação! É necessário atualizar a lista de declarações para executar novas ações”

Depois da liberação, o sistema estava com instabilidade e a declaração não abria completamente para preenchimento dos dados. Em alguns momentos, o site do e-CAC e do Meu Imposto de Renda também exibia uma tela de erro “503 – Serviço Indisponível”.

Quando a página entrava, o contribuinte se deparava com outra tela de erro com a mensagem: “Ocorreu um erro inesperado. Por favor, tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, contate o suporte do sistema”.

A situação gerou reclamações de contribuintes no X (antigo Twitter). Internautas faziam alusão ao programa ter sido anunciado para 1º de abril, o Dia da Mentira, e o atraso na liberação do programa.

No Downdetector, site que monitora instabilidade em serviços e portais, houve um pico de reclamações dos sites da Receita Federal, do Gov.br e do e-CAC nesta manhã de terça. O site da Receita chegou a ter 221 reclamações às 10h47. No portal Gov.br, o maior registro de queixas foi às 13h04, com 87. Já o e-CAC teve 74 reclamações às 9h49.

O prazo para declaração começou em 17 de março e vai até 30 de maio. Quem atrasar o envio terá de pagar uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido no ano-calendário, que no caso é 2024.

FERNANDO NARAZAKI E CRISTIANE GERCINA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.