SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A vereadora Jussara Basso (PSOL) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo, na quinta-feira (6), para que a rua onde fica o Teatro Oficina passe a se chamar Jaceguai Zé Celso. O dramaturgo morreu nesta quinta-feira (6), aos 86 anos, na capital paulista.
“Em 2020, quando lancei minha candidatura a vereadora pela cidade, foi realizada no Teatro Oficina. Lá fui abençoada para chegar até aqui. E essa homenagem é mais que justa”, escreveu a parlamentar.
Jussara falou da expectativa para que o projeto seja votado. “Agora é aguardar que as vereadoras e os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo voltem do recesso e aprovem essa justa e merecida homenagem em memória deste grande mestre que revolucionou nossa cultura cênica.”
O Teatro Oficina foi fundado por Zé Celso em 1958 com colegas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Em 1966, a sede pegou fogo em São Paulo. À época, Zé atribuiu o incêndio a um golpe de militares que perseguiam o grupo desde 1964.
Já em 1993, o grupo renasceu como Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona e entrou em uma fase altamente produtiva.
José Celso Martinez, o Zé Celso, morreu aos 86 anos, na quinta-feira (6). O dramaturgo estava internado no Hospital das Clínicas, na capital paulista, após ter 53% do corpo queimado em um incêndio em seu apartamento.
Após ser encaminhado para a UTI do hospital, Zé Celso foi sedado, entubado e, posteriormente, submetido à hemodiálise.
A principal suspeita é que o incêndio tenha ocorrido por um aquecedor elétrico na madrugada de 4 de julho.
Redação / Folhapress