RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Próximo rival de Fonseca já ‘zerou’ duplas e virou amigo do brasileiro

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – João Fonseca encara nesta quinta-feira (29) o francês Pierre-Hugues Herbert na segunda rodada de Roland Garros. O experiente tenista da casa já reinou no circuito nas duplas e, no ano passado, criou amizade com o fenômeno brasileiro enquanto conviviam em torneios.

QUEM É HERBERT

Herbert é o atual 147º do ranking de simples. Sua posição mais alta na carreira foi atingida em 2019, quando subiu para 36º.

O tenista de 34 anos já foi o número 2 do mundo nas duplas ao lado de Nicolas Mahut. Ele ocupou a vice-liderança da lista pela primeira vez em julho de 2016, e ficou consecutivas semanas no posto, atrás apenas de seu parceiro.

Juntos, eles venceram os quatro Grand Slams na década passada e “zeraram” o circuito da ATP —apenas oito duplas já fizeram isso. O primeiro foi o US Open, em 2015, seguido por Wimbledon, no ano seguinte, Roland Garros, em 2018, e fechando com o Australian Open, em 2019. Também venceram o ATP Finals duas vezes, em 2019 e 2021, vários Masters 1000 e faturaram novamente o Grand Slam francês há quatro anos.

Herbert tem 24 troféus de duplas, mas nenhum em simples. Ele chegou a quatro finais jogando sozinho, todas de nível 250, mas nunca se sagrou campeão.

O veterano francês só chegou até a terceira rodada em Roland Garros. Nesta edição, ele avançou na estreia em Paris ao bater o compatriota Benjamin Bonzi (#60) por 3 sets a 2 (parciais de 7/5, 3/6, 4/6, 7/5 e 6/2).

VIROU AMIGO DE FONSECA

Fonseca revelou que criou amizade com Herbert nos últimos meses. O carioca de 18 anos elogiou o experiente adversário e disse que os dois se aproximaram ao disputarem os mesmos torneios de Challenger no final do ano passado. Ambos participaram das competições em Camberra (Austrália) e Brest (França).

Eles se enfrentarão pela primeira vez. O brasileiro, inclusive, não sabia quem seria o seu adversário na segunda rodada, tomando conhecido durante a entrevista coletiva após a vitória na estreia.

“[Herbert] É um grande amigo meu, aliás. Jogamos juntos esses torneios challengers [do final do ano] e viramos bastante amigos. É um cara muito gente fina e trabalhador, jogou muita dupla e agora está tendo bons resultados na simples”, disse João Fonseca.

Enquanto busca seguir avançando em Paris, João terá uma “revanche” contra tenista da casa na França. O brasileiro foi derrotado por Ugo Humbert na Copa Davis, disputada na França, em X. A partida desta quinta-feira (29) contra Herbert também promete ser um duelo entre as torcidas na arquibancada.

“Sei que vai ser difícil pelo jogador e também pela torcida. Sei que tenho que jogar meu melhor tênis e ao mesmo tempo confio na torcida brasileira, que vai vir em peso e fazer barulho. É aproveitar cada momento, 2 rodada de um grand slam, aproveitar cada momento, sem pressão, e só curtir”, disse João Fonseca.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS