RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

‘Pulem vocês primeiro’, disse Sebastián Piñera antes de queda do helicóptero

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera pediu para que os passageiros saltassem do helicóptero antes da queda, o que fez com que eles sobrevivessem. Piñera morreu na tarde desta terça (6), aos 74, após a aeronave ter caído na comuna de Lago Ranco, região de Los Ríos, no centro-sul do Chile.

“Pulem vocês primeiro, porque, se eu pular junto, o helicóptero vai cair em cima de todos nós”, teria dito o ex-presidente para os três passageiros, que conseguiram escapar e chegar até a beira do lago. Estavam no helicóptero a irmã de Piñera, Magdalena, seu amigo Ignacio Guerrero e o filho dele, Bautista.

O relato de Magdalena foi contado por Karla Rubilar, ex-ministra de desenvolvimento social do segundo governo de Piñera, em um programa de televisão, segundo o jornal El País.

Seu corpo foi resgatado pelos bombeiros de Lago Ranco após as 16h, no horário local, e foi levado de barco para a capitania dos portos.

Ricardo González, mergulhador do Corpo de Bombeiros que participou do resgate, relatou que em questão de minutos a equipe conseguiu encontrar o cadáver, que flutuava fora da aeronave. “A extração não foi complexa, pois as condições climáticas, a temperatura, a água, o vento, a profundidade e a sondagem eram favoráveis para um mergulho livre”, explicou ele à promotoria, conforme detalhado pelo jornal La Tercera.

Segundo autópsia realizada no corpo de Piñera, a causa da morte foi afogamento. “Como promotoria, agora estamos em posição de informar à comunidade que a causa médico-legal da morte do ex-presidente Sebastián Piñera é asfixia por submersão”, disse Tatiana Esquivel, a promotora local onde ocorreu o acidente, aos repórteres.

Esquivel acrescentou que ainda não foi determinada a causa do acidente, mas que os dados forenses estão permitindo que eles desenvolvam uma “teoria mais provável” e uma equipe especializada está investigando o local do acidente.

O helicóptero que transportava o ex-presidente do Chile por duas vezes (2010-2014 e 2018-2022) caiu nas águas do Lago Ranco, que está localizado em uma área turística de lagos, florestas e vulcões no sul do Chile, logo após a decolagem.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS