RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Quadrilha de roubo de celulares usa moradores de rua como laranjas no RJ

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Uma quadrilha investigada por roubo e receptação de celulares está usando contas bancárias abertas por pessoas em situação de rua para transferir dinheiro via Pix do aparelho das vítimas, diz a Polícia Civil do Rio.

A Drcpim (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial) realizou neste fim de semana a Operação Rastreio, que terminou com 16 presos. Segundo a polícia, o alvo foi o núcleo daquela que seria a maior quadrilha de roubo e receptação de celulares do estado.

Segundo o delegado Victor Diegues, da Dcrpim, parte do grupo ficava responsável por cooptar pessoas em situação de rua. Em troca de R$ 50, essas pessoas abriam contas virtuais em bancos e serviam de laranjas para o recebimento dos valores transferidos de aplicativos de celulares de vítimas dos roubos.

Quadrilha tem experiência em desbloqueio de aparelhos. A Polícia Civil também apreendeu na operação computadores usados para acessar os dados dos celulares roubados, além de cerca de 200 aparelhos e R$ 10 mil em espécie.

Atuação no Camelódromo da Uruguaiana, no centro do Rio. Diegues acrescentou que os suspeitos atuavam no local e inclusive amedrontavam comerciantes que não concordavam com o esquema de venda de aparelhos roubados.

Dos detidos, cujas identidades não foram divulgadas, 15 possuem antecedentes criminais, segundo a polícia. Seis deles já tinham sido presos na própria Uruguaiana, mas foram soltos após alguns dias.

Parte dos presos também vendia cursos virtuais para desbloqueio de celulares. O grupo mantinha um escritório equipado com softwares e ferramentas tecnológicas de ponta, além de operar um verdadeiro “plantão criminoso” de compra e revenda de celulares roubados, com atividades 24 horas por dia, segundo a polícia.

Criminosos estavam preparados para receber celulares de show de Lady Gaga. Além da atuação diária em áreas comerciais, a quadrilha também tinha forte presença em grandes eventos, onde o furto de aparelhos se intensifica.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS