RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Qualquer ataque dos EUA vai ter consequências sérias, diz líder do Irã

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, citou diretamente os Estados Unidos em um pronunciamento à nação na manhã desta quarta-feira (18), no sexto dia de conflito entre Israel e Irã.

Irã não vai se render, disse Aiatolá. Ele falou em comunicado televisionado à nação e respondeu às falas recentes de Donald Trump, que o ameaçou pedindo “rendição incondicional” e afirmando que sabia o paradeiro de Khamenei.

“Os americanos têm que saber que qualquer intervenção militar dos Estados Unidos vai ter consequências sérias e irreparáveis”, disse Aiatolá Ali Khamenei, em pronunciamento à nação.

“Iranianos não respondem bem à linguagem da ameaça”. O líder supremo também afirmou que Israel vai ser “punido pelos seus erros” e que não aceitaria qualquer imposição de guerra ou de paz.

Esta é a primeira aparição do líder supremo desde a sexta-feira, quando os ataques começaram. Na ocasião, também em uma fala televisionada, ele afirmou que Israel tinha “iniciado uma guerra”.

ENTENDA O CONFLITO

Israel e Irã estão em conflito bélico desde sexta-feira. Israel bombardeou Teerã, capital do Irã, e anunciou ataques a dezenas de instalações de mísseis no oeste do país alegando que queria “prevenir um holocausto nuclear”. Israel, porém, é o único país que possui bombas nucleares no Oriente Médio.

Desde sexta-feira, 585 mortes foram registradas no lado iraniano e 24 no lado israelense. No Irã, os números incluem os comandantes da Guarda Revolucionária e do Estado-Maior do Exército, além de nove cientistas do programa nuclear. Os dados são da ONG americana Human Rights Activists.

Na manhã desta terça-feira (17), fortes explosões foram ouvidas em Tel Aviv e Jerusalém. Sirenes de alerta foram acionadas devido ao lançamento de mísseis iranianos. A Guarda Revolucionária anunciou a “nona salva de ataques combinados de drones e mísseis”

Durante o ataque desta terça-feira (17), o Irã afirmou ter usado um míssil inédito. Um porta-voz do Ministério da Defesa afirmou que o país utilizou um míssil totalmente novo, segundo informações da agência de notícias Fars.

Israel também fez novos ataques ao Irã. Segundo o exército, foram atingidas “dezenas de infraestruturas de armazenamento e lançamento de mísseis terra-terra”, assim como lançadores de mísseis terra-ar e depósitos de drones no oeste do Irã.

Estados Unidos mobilizaram caças e porta-aviões para o Oriente Médio. O envio do material bélico aconteceu no dia em que Donald Trump pediu a rendição incondicional de Khamenei e afirmou que sabia o paradeiro dele.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS