RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Queda de balão em SC repercute na mídia internacional

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O balão que pegou fogo no ar, caiu e deixou oito mortos em Praia Grande (SC) ganhou destaque neste sábado (21) na imprensa internacional.

A tragédia repercutiu em veículos de imprensa dos EUA, Reino Unido, Argentina e Espanha. No balão, estavam um piloto e 20 passageiros -13 pessoas sobreviveram e receberam atendimento médico.

The Guardian chamou de ”cenas desesperadoras”. Citando o jornal local Razão, a mídia britânica veiculou relatos de testemunhas, que disseram ter visto pessoas pulando para fora do cesto e outros presos no fogo.

O Clarín, da Argentina, chamou o vídeo da queda de ”chocante’. O jornal explicou que esse tipo de passeio aéreo é particularmente popular neste mês no Brasil e que muitos casais buscam a programação devido ao Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho.

O espanhol El País publicou a notícia e relembrou um caso similar ocorrido há uma semana. ”O acidente ocorreu poucos dias após uma tragédia semelhante: uma mulher de 27 anos morreu na queda de outro balão de ar quente no estado de São Paulo. Ela comemorava o Dia dos Namorados com o marido”, escreveu.

BBC reproduziu falas do governador Jorginho Mello (PL) e do presidente Lula (PT). O veículo britânico informou que Mello está em missão oficial na China, mas que ”monitora a situação”, enquanto o governo federal está ”à disposição das vítimas”.

O The Sun publicou as imagens do acidente e chamou o momento de ”horrível”. O britânico fez ainda um alerta que o vídeo contém cenas que podem causar ”mal-estar” em algumas pessoas.

COMO FOI O ACIDENTE

O balão de ar quente estava com 21 pessoas quando pegou fogo no ar e caiu neste sábado (21) em Praia Grande (SC). Oito pessoas morreram e treze sobreviveram. Inicialmente, os bombeiros disseram que havia 22 pessoas no balão, mas o número foi corrigido para 21.

Os que morreram na queda não conseguiram saltar no início do incêndio, segundo delegado. Ao perceber o início do incêndio, o piloto teria conseguido baixar o balão e, ao se aproximar do solo, ele ordenou que as pessoas pulassem e saltou do balão com elas, disse o responsável pela delegacia de Praia Grande, Tiago Luiz Lemos.

Alguns passageiros, porém, não conseguiram deixar a aeronave que, mais leve, alçou voo. No ar, quatro pessoas pularam e quatro morreram carbonizadas. Queimado, o balão caiu na comunidade de Cachoeira do Bom Jesus, em Praia Grande.

As chamas começaram no cesto do balão, por causa de um maçarico. A informação preliminar foi passada por Lemos. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, disse que o órgão vai apurar o que aconteceu, em conjunto com a Polícia Científica do estado. “Dia de luto”, escreveu ele nas redes sociais.

Cinco feridos foram encaminhados a hospital municipal, dois com queimaduras leves de 2º grau. Segundo o Hospital Nossa Senhora de Fátima, três mulheres e dois homens, que não tiveram a identidade divulgada, receberam atendimento no centro de saúde. Os três outros apresentaram “escoriações e queixas de dor em decorrência do trauma, mas nenhum apresentou fraturas ou lesões graves”, informou o hospital.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.