RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Quinta (6) em SP deve ser abafada, com chuva isolada à tarde e à noite

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Assim como nesta quarta-feira (5), a quinta (6) na região metropolitana de São Paulo deve ter muitas nuvens, aberturas de sol e temperatura em elevação durante o dia, aponta o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

A sensação será de abafamento. No entanto, entre o meio e o fim da tarde existe a possibilidade de pancadas de chuva de forma isolada e de curta duração.

Em relação à temperatura, o órgão municipal prevê que a mínima deva ficar na casa dos 21°C, logo cedo, enquanto a máxima pode atingir 30°C. Outro instituto meteorológico, o Climatempo, aponta que o calor pode ser até maior, com a máxima chegando nos 33°C.

Apesar de a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o corredor de umidade que vem da amazônia, continuar perdendo força, ainda existe a previsão de as pancadas de chuva chegarem com média intensidade, o que ainda pode provocar alagamentos na cidade.

No restante do estado de São Paulo, a Defesa Civil indica uma tendência de mudança nas condições meteorológicas nos próximos dias, até a próxima terça-feira (11). O órgão diz que o enfraquecimento do ZCAS e o afastamento da frente fria para o oceano farão com que as chuvas fiquem abaixo da média. Porém, as temperaturas tendem a ficar mais elevadas, provocando pancadas de chuva isoladas ao final da tarde, com possibilidade de queda de raio, granizo e rajadas de vento.

“O cenário climático seguirá característico do verão, com manhãs de poucas nuvens ou predomínio de sol, elevação da temperatura ao longo do dia e pancadas de chuva no período da tarde. Essas chuvas tendem a ser rápidas, isoladas, mas podem ter de moderada a forte intensidade em boa parte do estado. Já nas regiões sul e oeste, os acumulados tendem a ser mais elevados”, diz a Defesa Civil, em nota.

O órgão estadual destaca que as temperaturas devem voltar a subir em todo o estado. Na capital e no litoral, as máximas podem chegar aos 30°C. No interior do estado, os termômetros poderão superar os 31°C em regiões como Franca e Ribeirão Preto.

Devido ao tempo ainda instável, a Defesa Civil avisa que manterá o monitoramento das condições climáticas e reforça a importância da atenção aos alertas meteorológicos.

LITORAL DO NORDESTE E RS TÊM ALERTAS VERMELHOS DO INMET

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quarta-feira dois alertas vermelhos, de grande perigo. O primeiro, válido até esta quinta, é para chuvas intensas no litoral do Nordeste, pegando Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Para esses locais, o instituto prevê temporais de mais de 100 mm de chuva por dia, com ventos superiores a 100 km/h, o que gera grande risco de danos em danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Esse cenário já foi vivido nesta quarta pelos pernambucanos. O estado teve pelo menos três mortes, segundo o governo estadual.

O outro alerta vermelho do Inmet é para o Rio Grande do Sul, mas é pela onda de calor no estado, devido a temperaturas 5°C acima da média por período maior do que cinco dias. Segundo o instituto, esse panorama de altas temperaturas causa risco à saúde da população, que deve se hidratar e evitar atividades físicas nos horários mais quentes do dia.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS