RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Record perde ação na Justiça contra tiktoker por dizer que ele plantava cogumelos alucinógenos

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – A Record foi condenado a indenizar o tiktoker Victor Han por ter afirmado, em uma reportagem exibida no telejornal Fala Brasil e na Record News, seu canal de notícias, que ele ensinaria seguidores a plantar drogas nas redes sociais. O caso viralizou em 2023.

A reportagem teve acesso à condenação, que aconteceu em segunda instância na 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O caso ainda cabe recurso em esferas maiores da justiça nacional, como o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Victor Han tem 2,1 milhões de seguidores no TikTok e costuma viralizar com conteúdos informativos e curiosidades. Em um destes vídeos tutoriais, Han ensinava a cultivar cogumelos do tipo shimeji, bastante utilizados na gastronomia, principalmente a oriental.

No entanto, em setembro do ano passado, em uma reportagem sobre tráfico de drogas nas redes sociais, a Record usou o vídeo para dizer que Han era um “traficante de cogumelos ilegais”, citando o seu nome como um dos responsáveis por uma quadrilha.

“A ré (Record) deturpou seu conteúdo, colocando Victor como traficante de cogumelos alucinógenos, não apenas na televisão, mas no site oficial e nas redes sociais das empresas”, diz a defesa de Victor Han.

O tiktoker disse que precisou interromper o seu trabalho para esclarecer aos seus seguidores que não estava envolvido em atos criminosos.

“O conteúdo das matérias foi suficiente para identificar seu trabalho e sua pessoa, causando violação à sua imagem, honra e grande desgaste emocional”, afirmam os advogados de Han.

A Justiça concordou com o entendimento da defesa do tiktoker, e determinou que a Record pagasse uma indenização de R$ 8 mil. Victor Han havia pedido R$ 20 mil, e pode recorrer para conseguir aumentar o valor.

Procurada pela reportagem, a Record não comenta casos judiciais. A defesa do influenciador confirmou a condenação.

GABRIEL VAQUER / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS