RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Registro de chapa pode antecipar desfecho de pleito para presidência da CBF

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Começa neste domingo (18) o prazo para registro das chapas dos candidatos à presidência da CBF. Esse é um processo crucial porque já pode antecipar o resultado da eleição.

Dependendo do número de assinaturas de clubes e federações que um dos candidatos apresentar, já poderá ser configurada uma candidatura única.

Do lado de Samir Xaud, presidente eleito da Federação de Roraima, é justamente essa a expectativa.

Mas Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, lançou ontem a candidatura e tenta fazer movimentos que afetem o quadro favorável ao bloco encabeçado por Samir.

A conta do lado de Xaud aponta para o apoio de 23 federações e 10 clubes. Isso já tornaria qualquer oposição inviável.

O apoio massivo das federações é o que dá peso à chapa, em mudança motivada pela alteração do estatuto feita em 2017. Os votos das 27 federações estaduais passaram a ter peso três, os dos clubes da Série A dois e os da Série B peso um, como explicou o colunista Mauro Cezar Pereira.

A luta de Reinaldo

Do outro lado, o movimento de apoio a Reinaldo é puxado pelos clubes, mas o dirigente paulista tem dificuldade entre as federações.

A própria conta entre os clubes ontem foi de subtração. Na primeira nota de apoio eram 32 signatários, entre membros da Libra e da Liga Forte União.

No início da noite, dois clubes saíram do manifesto de apoio a Reinaldo: CRB e Atlético-GO.

É por isso que o bloco de Xaud já trata o cenário como resolvido.

Na noite do sábado, ele esteve com alguns dirigentes de federação (Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Paraná).

As discussões giravam em torno de quem formaria o bloco de vices e também se mais clubes pulariam o muro.

Quem já viveu outros processos eleitorais acredita que até a manhã de hoje pode haver mais movimentos.

Reinaldo tenta contra-atacar, mas tem cenário complexo

As quatro federações que não entraram no barco de -São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco e Tocantin- não são suficientes para permitir que Reinaldo formalize a concorrência na eleição de domingo (25).

Tudo porque a versão mais recente do estatuto caiu por terra com o mandato de Ednaldo Rodrigues. Até a decisão da Justiça de quinta-feira, a cláusula de barreira era ter o apoio de ao menos quatro federações e quatro clubes.

Ou seja, além da própria queda do presidente da CBF, as federações se beneficiaram pela volta do modelo no qual uma rápida articulação de uma maioria já pulverizaria a concorrência.

Tabuleiro dos clubes

Quem assina o manifesto a favor de Reinaldo: Atlético Mineiro, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória, Amazonas, América Mineiro, Athletico Paranaense, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova.

Isso aponta que no lado de Xaud estão confirmados ou são potenciais apoiadores: Vasco, Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Volta Redonda, CRB, Atlético-GO, Athletic, Remo e Paysandu.

A eleição, propriamente dita, foi confirmada para domingo, a partir das 10h30. Mas o resultado dela pode ser que já saia hoje.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.