RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Rio anuncia novas motofaixas, 200 km de corredores até 2028 e restrições a motos em vias

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta sexta-feira (16) um novo plano de segurança viária voltado para motociclistas. Entre as ações anunciadas estão a ampliação das motofaixas -com meta de 200 km até 2028-, o estabelecimento de limite de velocidade de 60 km/h para motos em toda a cidade e restrições de circulação em vias expressas como a avenida Brasil e a Presidente Vargas.

Durante a entrevista coletiva realizada no Centro de Operações Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) enfatizou a urgência das medidas: “Temos uma média de duas mortes por dia no trânsito do Rio, o maior número desde 2008. É inaceitável”, afirmou. Segundo ele, o aumento no número de motocicletas está diretamente relacionado ao crescimento dos acidentes. Entre 2023 e 2024, as ocorrências com motos aumentaram 24%, com quase 21 mil casos.

Além da expansão da infraestrutura, o plano também prevê a assinatura de um acordo com aplicativos de entrega e locomoção que se comprometeram a compartilhar dados de velocidade, quilometragem e sinistros, além da promoção de campanhas educativas e punições para condutores infratores.

Entre os locais que receberão novas motofaixas ainda em 2024 estão trechos da avenida das Américas, no bairro da Barra da Tijuca (33 km); rua Mário Ribeiro, no Leblon (2 km); e avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, na Lagoa (7 km e 8 km, respectivamente). Para 2025, está prevista a implementação de mais 50 km.

A restrição para motocicletas também será implantada em trechos centrais de grandes vias. Na avenida Presidente Vargas, por exemplo, os veículos poderão circular apenas nas faixas laterais. A avenida das Américas e a avenida Brasil seguirão o mesmo modelo, já que a implantação de motofaixas nessas vias foi considerada inviável.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, só nos primeiros três meses de 2025, os acidentes de trânsito aumentaram 43%, sendo que 69% das vítimas de ocorrências fatais eram motociclistas. A maioria dos mortos tem entre 20 e 39 anos, são homens e, em 64% dos casos, negros ou pardos.

A meta da prefeitura é reduzir a taxa de mortes no trânsito até 2030, tomando como base os números de 2018.

BRUNA FANTTI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.