RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A cidade do Rio de Janeiro registrou o abril mais seco em 27 anos, desde que a medição começou a ser feita pelo Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da prefeitura.
As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar foram marcas registradas na capital. Um levantamento revelou que a média das temperaturas máximas para o mês de abril (2014 – 2023) é de 31,3°C, enquanto a média das máximas de abril deste ano foi dois graus acima: 33,5°C. Já a maior temperatura registrada no município foi 39,1°C, no dia 28 de abril.
Dos 30 dias do mês, houve registro de chuva em apenas quatro. O volume médio de chuva para todo mês era de 117,5 milímetros (mm), porém, os pluviômetros do Alerta Rio registraram apenas 8,3 mm, ou seja, choveu 7,1% da média.
Três dias tiveram índices de umidade abaixo dos 30%: 23, 24 e 28 de abril. De acordo com a prefeitura, com o nível abaixo, algumas pessoas já começam a apresentar problemas como olhos vermelhos e sensação de areia, alergias, garganta e nariz secos.
A meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, explicou o que levou a esse recorde. “Tivemos a atuação de um sistema de alta pressão, com característica de bloqueio principalmente no final do mês. Isso formou uma barreira que impediu a chuva de chegar. Ou seja, as frentes frias que passaram foram bem mais oceânicas, causando pouca chuva e por pouco tempo”.
Os primeiros dias de maio deverão continuar secos, quentes e sem chuva no município. Na quarta (1º) e quinta-feira (2), o tempo permanecerá estável, com céu com poucas nuvens e sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas elevadas, podendo passar dos 38°C.
Na sexta-feira (3) haverá variação de nebulosidade na cidade do Rio. A previsão indica o predomínio de céu parcialmente nublado, mas sem chuva.
No sábado (4), o tempo o céu volta a ficar claro a parcialmente nublado e sem chuva.
Redação / Folhapress