RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Rio lança ‘tropa de elite’ da Guarda Municipal, com agentes armados

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta sexta-feira (6), a divisão de elite da Guarda Municipal -Força Municipal, apresentada pelo prefeito Eduardo Paes como uma tropa de elite do município.

Segundo a prefeitura, será uma nova estratégia de segurança pública com base em dados, inteligência territorial e atuação ostensiva. A criação da Força Municipal ocorre após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que ampliou a competência dos municípios nessa área.

A divisão será composta por agentes treinados, armados e com atuação focada na prevenção e combate a furtos e roubos em espaços públicos, disse a prefeitura.

“A Divisão de Elite da Guarda Municipal -Força Municipal nasce com um conceito muito claro: presença nas ruas com foco, inteligência territorial e prevenção. Esses agentes serão bem selecionados, bem treinados, bem equipados e bem remunerados. Queremos uma atuação com disciplina e respeito ao cidadão”, declarou Paes.

O atual secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, comandará a nova Força Municipal, enquanto Marcus Belchior, chefe do COR (Centro de Operações e Resiliência), assumirá a Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública).

Ainda de acordo com a prefeitura, a atuação da nova força será sempre embasada em dados e evidências científicas, com missões diárias definidas, uso de geolocalização, e mapeamento com base nas manchas criminais.

Os agentes não atuarão em chamadas do 190 ou 1746, não realizarão investigações criminais nem participarão de operações contra o crime organizado. Também não farão controle de multidões ou fiscalizações de ordem pública. Cada agente usará câmeras corporais e rádios que não podem ser desligados, além de serem monitorados via GPS em tempo real.

A gestão do modelo se baseia no Compstat, sistema de gerenciamento policial utilizado em Nova York, com reuniões periódicas entre a prefeitura e os líderes da nova força para avaliar dados, definir prioridades e estratégias.

“O que queremos é uma divisão de elite da GM-Rio – Força Municipal altamente profissional, dedicada exclusivamente à função. Não será um trabalho complementar ou um ‘bico’. Esses agentes serão bem remunerados e totalmente comprometidos com a missão de promover segurança com inteligência, tecnologia e respeito ao cidadão”, afirmou Eduardo Paes.

BRUNA FANTTI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS