RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Rival de Fonseca foi promessa de país europeu e já ‘chocou o tênis’ em Roma

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – João Fonseca estreia nesta quinta-feira (8) no Masters 1000 de Roma e encara o húngaro Fabian Marozsan na primeira rodada.

QUEM É O PRÓXIMO ADVERSÁRIO DE JOÃO

Marozsan tem 25 anos e é o atual número 61 do mundo —o brasileiro é o 65º. Natural de Budapeste, capital da Hungria, ele começou no tênis ao cinco anos. O pai era tenista amador.

A melhor posição no ranking foi 36º, em maio do ano passado. No top 100 desde junho de 2023, é o mais bem ranqueado da Hungria e o único de sua nacionalidade no seleto grupo do circuito atualmente.

Já “chocou” o mundo do tênis em 2023 quando era estreante e bateu o favorito Alcaraz no Masters 1000 de Roma. Na ocasião, Marozsan furou o qualificatório para disputar a chave principal de um torneio ATP pela primeira vez e eliminou na terceira rodada o então número 2 do mundo.

O húngaro chocou o mundo do tênis ao eliminar Alcaraz, que entrou na partida com um recorde de 30-2 na temporada.Site da ATP, em 2023

Ele foi considerado uma promessa do tênis em seu país e ajudou a incentivar a prática da modalidade na Hungria. Sem muitos compatriotas na elite, Marozsan virou em 2024 o quarto tenista húngaro a entrar no top 50 na história do ranking da ATP —desde 1973.

Na Hungria, a vitória [contra o Alcaraz] foi um acontecimento enorme. Lembro que a vitória foi transmitida e de pessoas me enviarem mensagens. Mais pessoas começaram a jogar tênis e a acompanhar o esporte depois. É muito importante para mim manter o nível e jogar no mais alto nível para ajudar a promover o tênis.Marozsan, ao site da ATP, em 2024

O húngaro enfrenta Fonseca pela primeira vez, mas seus caminhos já poderiam ter se cruzado neste ano. Ele chegou à terceira rodada do Australian Open e encarou Lorenzo Sonego, que havia eliminado o brasileiro —Marozsan também perdeu para o italiano.

Ele ainda não se sagrou campeão de torneios ATP. Vencedor de torneios de nível Challenger, Marozsan não chegou a finais em nenhuma categoria na elite do circuito. Sua melhor campanha em Masters 1000 foi disputar as quartas de final em Shanghai (2023) e em Miami (2024).

O adversário de Fonseca chega para a partida com 11 vitórias e 11 derrotas no ano. Ele foi eliminado logo na estreia em Madri e não passou da segunda rodada em nenhum dos Masters 1000 que disputou em 2025.

ANDRÉ MARTINS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS