RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

RS tem alerta de temporal nesta quinta; ventos podem superar 100 km/h

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Defesa Civil do RS divulgou um alerta de temporal para o estado, válido entre quinta (19) e sexta-feira (20).

O comunicado fala em tempestades intensas na fronteira com o Uruguai e no oeste gaúcho nesta quinta. Também são esperadas descargas elétricas, granizo e ventos fortes de 70 a 90 km/h, podendo ultrapassar 100 km/h isoladamente.

Temporais e chuvas fortes também devem afetar a região Noroeste, Missões, Centro, Campanha, Sul, Costa Doce, Vales e região metropolitana de Porto Alegre. Isso acontece, segundo a Defesa Civil, devido ao aumento da umidade do Norte e a uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai.

À noite, as tempestades se espalham pela Campanha, Sul, Missões, Centro e Costa Doce. O órgão estadual estima acumulados de 40 a 70 mm/dia de chuva no Centro-Oeste, Campanha, Missões e Noroeste gaúcho, e de 10 a 25 mm/dia nas outras áreas.

Na madrugada e manhã de sexta, a frente fria avança. São esperadas chuvas moderadas a fortes e temporais para a metade Norte, Centro e região metropolitana de Porto Alegre. À tarde, as chuvas moderadas persistem no Noroeste, Norte e Nordeste, com acumulados de até 35 mm/dia no Norte e 20 mm/dia nas demais áreas. Ventos fortes de 40 a 60 km/h permanecem na maioria do RS.

No sábado (21), a frente fria deve se afastar. Isso pode trazer tempo firme para a maioria do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuviscos no Norte e Noroeste à tarde. Ventos na metade Sul devem ser mais fortes, entre 40 e 50 km/h.

BACIAS EM ALERTA

Todas as bacias hidrográficas do RS estão em alerta por causa das chuvas entre quinta e sexta. Esse aviso indica o risco de elevação dos níveis em arroios e rios menores, que podem transbordar, além de possíveis alagamentos em áreas urbanas.

A Defesa Civil do RS trabalha com quatro níveis para as bacias hidrográficas: normal (verde), alerta (amarelo), inundação (laranja) e inundação severa (vermelho).

“Não é o caso de alerta de inundações, enchentes, mas temporal que, pelo vento forte, granizo, pode trazer muitos riscos à população”, disse o governador Eduardo Leite. “Por isso, estejam todos conscientes de evitar se expor a risco durante a quinta-feira”, acrescentou.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta de “perigo” para o RS. O comunicado, válido também para quinta e sexta-feira, prevê corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS