SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O fim de semana ainda segue com madrugadas geladas na região metropolitana de São Paulo, entretanto o predomínio de sol deve proporcionar tardes um pouco mais agradáveis.
Segundo o Inmet, o sábado (14) ainda deve começar com os termômetros em torno dos 9°C na estação meteorológica do Mirante de Santana. No decorrer do dia, o sol predomina e diminui a sensação de frio, com máximas que podem chegar aos 22°C. Mesmo com o aumento de nebulosidade no final da tarde, não há condição de chuva.
A previsão para esta sexta (13) era de recorde de frio na capital, mas isso não se confirmou e a mínima registrada pelo Inmet ficou nos 10,5°C de madrugada. À tarde, a máxima subiu até 19,6°C às 15h. O dia mais frio do ano foi em 30 de maio, com a mínima de 9,8°C.
Já de acordo com os dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, suas 33 estações meteorológicas indicaram que as temperaturas mínimas chegaram aos 3,4°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 11,1°C. Já a máxima chegou a 20°C.
O frio ainda se manterá ativo na manhã de domingo (15) na Grande São Paulo, com mínima em torno dos 11°C, entretanto as máximas podem subir novamente até os 22°C. E como no dia anterior, entre o final da tarde e o decorrer da noite a nebulosidade aumenta, porém não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.
Assim como na Grande São Paulo, algumas outras regiões ainda devem sentir frio neste fim de semana. São José dos Campos, no Vale do Paraíba, por exemplo tem previsão de mínimas de 7°C neste sábado e de 8°C no dia seguinte, mas as tardes também esquentam um pouco.
Ali perto, Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, que teve nesta sexta a menor temperatura do ano no estado de São Paulo, com 1,6°C, também deve ter um leve aumento das marcas, mas as madrugadas seguirão geladas e as tardes, frescas, na casa dos 16°C. O Inmet mantém um alerta de geada para o município.
A região de Campinas também tem previsão de frio neste sábado, com mínima de 8°C, mas na faixa norte e oeste do estado os termômetros já devem ter marcas mais altas. Em São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba, as máximas devem ficar entre 27°C e 29°C.
CICLONE EXTRATROPICAL CHEGA À REGIÃO SUL E PROVOCA TEMPORAIS
De acordo com a Climatempo, um sistema de baixa pressão que se formou sobre o Paraguai migra sobre os estados do Sul do país, chega ao oceano, ganha intensidade e dá origem a um ciclone extratropical neste sábado.
Com isso, a chuva ganha força nos três estados da região, com destaque para a faixa oeste do Paraná, centro-oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde há alerta laranja para temporais divulgado pelo Inmet. Durante o dia, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
Para a faixa central e leste do Paraná e leste de Santa Catarina, destaca a Climatempo, a chuva deve ficar restrita ao litoral norte catarinense e litoral do Paraná na forma de pancadas, devido à circulação do mar para o continente. Além das rajadas associadas à chuva, os ventos sopram entre 51 e 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sudoeste e oeste do Paraná.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress
