SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A música baiana deu o tom da retomada da folia neste sábado (8) em São Paulo. O pós-Carnaval na cidade foi marcado por blocos de Jammil e Uma Noites, BaianaSystem e Timbalada.
A banda Jammil e Uma Noites deu a partida na festa com seu sucesso “Praieiro”, que dá o nome ao bloco do grupo. O percurso de pós-Carnaval começou às 13h no bairro de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. A concentração foi iniciada às 11h.
O cantor Rafael Barreto abriu a apresentação prometendo uma viagem no tempo através das músicas que marcaram as décadas de folia, como uma homenagem da Jammil pelos 40 anos de axé music.
“O Jammil tem um papel importante nestes 40 anos de axé”, disse Rafa à Folha. “Onde tem Carnaval, tem Jammil. Onde tem Jammil, tem Carnaval.”
Manno Góes, compositor e um dos fundadores do Jammil, também foi homenageado no bloco. Ele tocou junto ao grupo o hit “Mila”, que contém o verso “mil e uma noites de amor com você”.
“Essa é a terceira geração do Jammil. Rafael Barreto, o Rafa, dá dignidade e continuidade à história da banda”, celebrou Góes.
A banda tocou ainda sucessos como “We Are the World of Carnaval”, “Bota pra Ferver” (Asa de Águia), “Ê, Saudade” (Manno Góes) e “Anunciação” (Alceu Valença).
BaianaSystem lota região do Ibirapuera
Já o bloco Navio Pirata, do grupo BaianaSystem, arrastou uma multidão na região do parque Ibirapuera durante a tarde, no espaço que já havia recebido o bloco Investe Ni Mim, com Jorge Aragão, mais cedo.
No percurso, a banda convidou a também baiana Pitty, que cantou hits adaptados ao clima de Carnaval, entre eles “Máscara”. Ao fim de sua participação, a cantora fez um discurso de empoderamento feminino e contra a violência pelo Dia da Mulher, celebrado neste sábado.
O trio do Baiana System contou ainda com a participação de BNegão, Sued Nunes e Melly.
Além das faixas do novo álbum, “O Mundo Dá Voltas”, a banda levou os seus sucessos de 16 anos de carreira. Axé e reggae foram os gêneros mais exaltados no gingado peculiar do BaianaSystem.
No ponto alto da festa, o vocalista Russo Passapusso convocou o público a ecoar “Balacobaco”, faixa que tem originalmente participação de Anitta e Alice Carvalho.
Ele também proferiu, ao longo do show, discursos contra o racismo e levantou o grito de “sem anistia”, em referência à possibilidade de perdão de bolsonaristas envolvidos no caso do 8 de Janeiro.
O ritmo baiano segue na programação do pós-Carnaval de São Paulo neste domingo (9). No Ibirapuera, pela manhã, haverá bloco do cantor Leo Santana. À tarde, as principais atrações são Daniela Mercury, que leva a sua Pipoca da Rainha à rua da Consolação, e Durval Lélys, que se apresenta em Pinheiros.
Redação / Folhapress
