RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sabia quem matou Odete Roitman na versão original em ‘Vale Tudo’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A pergunta que parou o Brasil em 1988 volta a rondar os fãs de “Vale Tudo”: quem matou Odete Roitman?

Na versão original da novela, escrita por Gilberto Braga, o assassinato da vilã, interpretada por Beatriz Segall, mobilizou o país e se tornou um dos maiores mistérios da teledramaturgia. Agora, no remake da Globo, Manuela Dias tem o poder de escolher um novo destino para essa história.

Durante a trama original, vários personagens foram apontados como possíveis culpados. A desconfiança recaía principalmente sobre figuras como Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria), ambos com motivos para querer a morte da empresária.

Até Heleninha (Renata Sorrah) foi cogitada como suspeita. No remake, a personagem, agora vivida por Paolla Oliveira, reacendeu especulações ao declarar no capítulo da última terça-feira (29): “Às vezes eu queria matar minha mãe”.

O mistério foi desvendado em 6 de janeiro de 1989, quando revelou-se que Leila (Cássia Kis) foi a responsável pelo crime -mas por engano. Ao ver apenas a silhueta de uma mulher, Leila acreditou que atirava em Maria de Fátima (Gloria Pires), que mantinha um caso com Marco Aurélio.

Curiosamente, o plano original era outro: Marco Aurélio seria o assassino. Mas, segundo revelou Aguinaldo Silva ao Fantástico, a informação vazou antes do fim da novela, e a produção, que havia gravado cinco desfechos diferentes, mudou o rumo da história para preservar o mistério.

Nos finais alternativos, além de Leila, outros quatro personagens foram filmados como possíveis assassinos: Olavo (Paulo Reis), César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli), Queiroz (Paulo Porto) e Bruno (Danton Mello), filho de Leila e Ivan (Antonio Fagundes).

No remake atual, a dinâmica deve se repetir -mas com mudanças. A autora Manuela Dias já confirmou que a morte de Odete Roitman (agora vivida por Debora Bloch) acontecerá, mas a identidade do assassino será diferente. Ou seja, Leila (Carolina Dieckmann na nova versão) não será mais a responsável pelo crime, o que promete surpresas até para quem conhece a história original.

Entre frases soltas, pequenas tensões e desconfianças, a adaptação reacende a expectativa em torno da pergunta que nunca envelhece. Quem será o novo culpado? A dúvida permanece e a tradição de suspense em torno da morte da vilã incendeia a internet.

QUEM VAI MATAR ODETE?

Nas redes sociais, fãs da novela já começaram a criar teorias e a apontar pistas que poderiam indicar quem será o novo assassino da Roitman.

O usuário @sosmsonhos escreveu: “Do jeito que tá se encaminhando a novela, quem vai matar a Odete vai ser a Heleninha”. Na sequência, @_vitorhenrique respondeu apostando na teoria: “Grandes chances. Esses dias ela falou sobre matar a mãe. E como a Heleninha original ri quando descobre [da morte], falando que era mentira e que a Odete era imortal (bebaça), essa cena não necessariamente contradiz. Na verdade pode até complementar. Ela pode fazer até bêbada”.

Outro internauta, @ediivillar, também levantou uma possibilidade: “Do jeito que a Manuela é sutil, a cena do avô da Fátima falando que ‘quem mente rouba e quem rouba mata’ já deve ser um indício de que ela vai ser a assassina”.

Já @acessonegado0 sugeriu outra alternativa, mas com uma ressalva: “Acho que se o Eugênio fosse o assassino seria babado, mas a Manu não tem coragem pra isso, deve ir na escolha óbvia”.

ADRIELLY SOUZA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.