SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta sexta-feira (15) é comemorada a Proclamação da República, data que marca o fim do regime monárquico e a instalação do governo republicano no Brasil em 1889. A data é feriado nacional e altera o funcionamento de diversos serviços públicos e privados em São Paulo.
O rodízio municipal de veículos estará suspenso nesta sexta. As faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas para circulação dos demais veículos.
No transporte público, a operação do metrô e da CPTM seguirá o modelo dos domingos, com intervalos ampliados entre os trens.
Já os postos de atendimento SPTrans terão atendimento das 6h às 22h nos terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, exceto o posto do terminal Cachoeirinha, que funciona temporariamente das 6h às 20h. Os postos Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans estarão fechados, e o atendimento volta a ser realizado na segunda-feira (18).
As agências bancárias não terão atendimento presencial nesta sexta. Os Correios também estarão fechados, retomando as atividades no sábado (16), embora algumas unidades possam apresentar horários reduzidos. Para verificar os horários específicos, os clientes podem acessar o site oficial da estatal.
Nesta sexta e no sábado, o elevado Presidente João Goulart (Minhocão) estará aberto para pedestres das 7h às 21h45. No domingo (17), porém, em razão da realização do vestibular da Fuvest, estará aberto para o trânsito de veículos.
As ciclofaixas de lazer vão funcionar das 7h às 16h nesta sexta. No domingo, também devido à Fuvest, não haverá operação das ciclofaixas.
Os parques urbanos da capital estarão abertos e funcionando em seus horários habituais.
Os centros esportivos funcionarão normalmente, de acordo com as respectivas grades de fim de semana. Consulte aqui endereços e horários.
Os 58 CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital paulista estarão abertos neste feriado, inclusive as piscinas, das 8h às 18h. Veja aqui as atividades culturais e esportivas.
Mercados municipais e sacolões estarão abertos (os horários são diferenciados). As exceções são o mercado São Miguel e os sacolões da Lapa e São Miguel, que não abrem.
Quanto aos serviços de saúde, abrem nesta sexta as AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais), das 7h às 19h. Nas AMAs/UBSs (Unidades Básicas de Saúde) integradas, as UBSs irão funcionar apenas para vacinação contra Covid, gripe e multivacinação, das 7h às 19h.
Para os serviços de assistência social, funcionarão somente os de emergência, acolhimento para crianças e adolescentes, centros de acolhida e núcleos de convivência para população de rua e serviços para pessoas idosas. Os demais estarão fechados.
Redação / Folhapress