RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Saiba quais são os principais cuidados que devem ser tomados com a saúde íntima no calor do verão

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Todo verão, eles entram em cena: os shorts jeans. Curtos ou mais compridos, justos ou mais largos, eles podem se tornar vilões nessa temporada. O tecido sintético combinado ao calor e ao suor na região íntima formam o combo perfeito para prejudicar a saúde dessa área.

Suar é algo natural, a transpiração serve para regular a temperatura corporal em dias muito quentes ou durante atividades físicas, ajudando no equilíbrio do organismo. Enquanto uns suam mais, outros transpiram menos. “Isso é geneticamente determinado, mas algumas doenças também podem afetar essa regulação térmica”, afirma a ginecologista e obstetra Maria Regina Galante Nassif.

O QUE O CALOR DO VERÃO PODE CAUSAR NA REGIÃO ÍNTIMA?

O calor faz com que as glândulas responsáveis pela produção de suor trabalhem excessivamente para manter o corpo em uma temperatura mais baixa, principalmente em áreas já abafadas, como a virilha. “Locais com suor excessivo podem ser invadidos por bactérias, causando odor”, explica Nassif.

Nesse contexto, a dermatologista Ligia Novais, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta para os cuidados com a umidade. “Além de facilitar a irritação da pele devido ao atrito, seja entre a própria pele ou com roupas íntimas e biquínis, a umidade cria um ambiente mais propício para a proliferação de bactérias e fungos. Isso pode comprometer a saúde íntima, causando coceira, desconforto e até mau cheiro.”

Entre as principais causas da foliculite está o suor. “Isso ocorre porque, nessa região, o suor pode contribuir para o entupimento dos poros, aumentando o risco de inflamação”, afirma Novais. Para tratar, a médica recomenda:

– Usar apenas sabonetes antibacterianos na região;

-Suspender o uso de produtos cosméticos nessa área;

– Evitar exposição ao sol na região;

– Aplicar pomadas para tratamento de infecções de pele -antibióticos leves que não necessitam de prescrição.

Em casos muito recorrentes ou severos, é importante consultar um dermatologista.

COMO CUIDAR DA REGIÃO ÍNTIMA NO VERÃO?

Os cuidados nessa época do ano começam com a alimentação, conforme orienta a ginecologista. “Alimentos inflamatórios ou apimentados, ricos em açúcar e carboidratos, podem agravar o desconforto”, diz. Beber bastante líquido também ajuda na regulação térmica.

Para quem vai à praia ou piscina, é fundamental evitar permanecer com biquínis molhados por muito tempo. Ter uma muda de roupa na bolsa é sempre uma boa ideia.

Outro cuidado importante é com as roupas íntimas. Opte por peças leves e que permitam maior transpiração, como calcinhas de algodão ou malha de algodão -que deixam a pele respirar. Evite peças muito justas ao corpo. Além disso, calças e shorts jeans apertados não são recomendados, pois aumentam a transpiração, dificultam sua absorção, podem machucar a pele e facilitar a proliferação de bactérias e fungos, que preferem ambientes quentes e úmidos.

No dia a dia, a dermatologista enfatiza a importância de manter a região seca e lavar com frequência, preferindo sabonetes antissépticos ou antibacterianos e secando bem a área após o banho.

EXISTEM TRATAMENTOS?

Muitos tratamentos locais podem ser utilizados para pessoas que enfrentam transtornos causados pela transpiração excessiva na região íntima. Entre eles estão desodorantes e sabonetes antitranspirantes. Tratamentos médicos mais intensivos, como a aplicação de toxina botulínica (botox) ou a iontoforese, também são opções.

Nassif ainda sugere o uso de compressas com chá preto antes da prática de atividades físicas, já que o chá ajuda a diminuir o suor excessivo.

“O que considero mais importante do que qualquer outro cuidado é individualizar o tratamento, porque muitos sintomas se agravam em situações de estresse ou quando o corpo não está em equilíbrio com sua energia vital”, conclui a ginecologista.

VITÓRIA MACEDO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS