RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sambista Cleber Augusto, há 20 anos sem voz, volta a cantar com ajuda de IA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O sambista Cleber Augusto, ex-Fundo de Quintal, perdeu a voz há duas décadas, depois de um câncer na garganta. Agora, ele volta a cantar com a ajuda da inteligência artificial e lança um disco.

A voz não é exatamente a do cantor de 74 anos. O sambista carioca Alexandre Marmita, que tem timbre semelhante ao de Cleber Augusto, foi escalado para interpretar as músicas. Um software de IA então recriou a voz do ex-Fundo de Quintal e a colocou sobre a base gravada por Marmita, do Samba do Trabalhador.

A ferramenta foi usada para lançar o projeto “Minhas Andanças”, que reúne 14 canções e participações de artistas como Zeca Pagodinho, Roberta Sá, Seu Jorge, Ferrugem e Diogo Nogueira.

Uma das faixas, “Imã”, é inédita. Composta há mais de 20 anos, ela foi resgatada de uma gravação antiga de Cleber Augusto e será lançada no projeto com a participação de Péricles.

“Estou muito radiante, feliz e flutuante. A minha gratidão é imensa”, disse o sambista, com a ajuda de um equipamento para voz, em evento de lançamento do projeto.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS