RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

São José do Rio Preto (SP) tem a primeira arquidiocese criada por Leão 14

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O papa Leão 14 elevou a Diocese de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, à condição de arquidiocese e nomeou Antônio Emídio Vilar, 67, atual bispo diocesano, como o primeiro arcebispo.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Vaticano.

A nova arquidiocese é a primeira criada no mundo por Leão 14 desde que ele sucedeu o papa Francisco.

Dessa forma, a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto é desmembrada da Província de Ribeirão Preto e fica responsável pelas dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.

A Província Eclesiástica de Ribeirão Preto mantém as dioceses de Franca, Jaboticabal e São João da Boa Vista.

A missa de instalação da nova arquidiocese será realizada no dia 9 de julho, em horário ainda não definido, na Catedral Metropolitana de Rio Preto.

Antônio Emídio Vilar receberá o pálio -vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica que é prerrogativa dos arcebispos- das mãos do papa, em missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 29 de junho. Será o primeiro encontro dos dois religiosos.

“É o momento de reforçar a presença da igreja como serva, como aquela que vai de encontro às periferias existenciais, aquela que quer chegar até as pessoas que mais precisam”, disse Vilar. “É bonito ver o ânimo do papa Leão 14, que nos dá esse presente, mas também do papa Francisco, que caminhou e quis esse momento”.

O novo arcebispo nasceu em Guardinha (MG), é formado em filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena (SP) e tem bacharelado e mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Foi ordenado em 1986 e entre os cargos que já ocupou está o de pároco de Nossa Senhora Auxiliadora e diretor do Instituto Dom Bosco em São Paulo. Foi também juiz do Tribunal Interdiocesano de Aparecida (SP) e, na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), foi vice-presidente da Regional Oeste 2 e membro da Pastoral para a Juventude.

Vilar é bispo de Rio Preto desde janeiro de 2022, quando foi transferido de São João da Boa Vista. Antes já havia sido bispo em São Luiz de Cáceres (MT).

“Ao clero, à vida religiosa consagrada e a todo povo de Deus, renovamos nossa comunhão com a caminhada desta igreja particular, com votos de que a elevação a arquidiocese possa ser sinônimo de maiores frutos na ação evangelizadora”, declarou, em nota, a CNBB.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.