São Paulo deve ter calor forte e pancadas de chuva no fim da tarde desta quinta (13)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A região metropolitana de São Paulo deverá ter mais um dia de calor, nesta quinta-feira (13). Os termômetros devem oscilar entre 22°C e 32°C, com os menores percentuais de umidade do ar em torno de 35%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que umidade abaixo de 60% já é prejudicial à saúde.

A massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas nos próximos dias, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura paulistana. As pancadas de chuva típicas de verão no período das tardes acontecem com até forte intensidade e com potencial para alagamentos.

Ainda de acordo com o órgão, entre o meio e o fim da tarde, a combinação de calor com a entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas isoladas.

A capital paulista deverá registrar rajadas de vento e descargas elétricas.

As altas temperaturas são resultado da chegada ao Sudeste da onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul.

Desde o começo de janeiro a Defesa Civil Municipal mantém a capital paulista em estado de atenção para altas temperaturas.

Nestas situações, de acordo com o órgão, é recomendado suspender exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h, beber muita água, usar protetor solar e, se possível, se manter abrigado do sol. Atenção especial para as crianças e idosos que desidratam mais rapidamente.

A primeira grande onda de calor que chegou ao Brasil pelo Sul, afetando principalmente cidades gaúchas desde a semana passada, começou a se alastrar pelo país nesta quarta-feira (12) e deve se estender pelo menos até o dia 21, alerta a Climatempo.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS