SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A região metropolitana de São Paulo deve ter uma quarta-feira (18) com o tempo ensolarado e sem previsão de chuva. Isso ocorre devido à presença de uma massa de ar seco que deve continuar na região até esta quinta-feira (19).
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o dia deve ter sol, variação de muitas nuvens e ventos que sopram do quadrante sul. Assim, os termômetros devem oscilar entre a mínima de 17°C na madrugada e a máxima de 27°C no início da tarde.
O clima ficará semelhante ao desta terça-feira (17), em que a média da temperatura máxima chegou aos 26,3°C, e os menores índices de umidade do ar oscilaram abaixo dos 40%.
Enquanto os termômetros apontavam 27°C em Perus, na zona norte, em Parelheiros, no extremo da zona sul, eles chegavam a apenas 19°C. Essa diferença ocorreu por causa da umidade relativa do ar nesses locais, que foram, respectivamente, de 58% e 100%.
Embora a previsão seja de ventos de fracos a moderados nesta quarta, ainda existe a possibilidade de rajadas um pouco mais fortes em algumas regiões.
Devido à presença da brisa marítima, as cidades do litoral devem continuar com temperaturas levemente mais baixas que no restante do estado de São Paulo. Em Santos, a previsão é que os termômetros variem entre 19°C e 25°C. Já em São Sebastião, deve ser de 19°C a 24°C.
Nas regiões centro-norte do estado, o calor deve aumentar um pouco nesta quarta, com vários municípios com os termômetros superando os 30°C. Em São José do Rio Preto, por exemplo, a previsão indica variação entre 20°C e 33°C. Já em Presidente Prudente e em Ribeirão Preto, deve ficar entre 18°C e 31°C. Outros municípios: Bauru (18°C a 29°C), Campinas (17°C a 28°C), Franca (17°C a 28°C), e São José dos Campos (16°C a 27°C).
TEMPORAIS AVANÇAM PARA INTERIOR DE MINAS E ESPÍRITO SANTO
O alerta laranja de perigo para tempestade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) se deslocou um pouco para o norte em relação ao divulgado para estar terça. Assim, a quarta-feira deve ser chuvosa numa grande área que atinge o centro-leste de Minas Gerais e praticamente todo o estado do Espírito Santo.
Para esses locais, a previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Devido a esse sistema, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e de alagamentos.
Esses temporais são decorrentes da umidade do ar que vem da região amazônica, que deve ficar toda nublada, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress