RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

São Paulo pode ter novo temporal com queda de granizo nesta quarta (8)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em uma semana típica do verão, a Grande São Paulo enfrentou um temporal nesta terça-feira (7), que teve granizo e provocou mais de cem quedas de árvores. Para esta quarta (8), a previsão será praticamente a mesma, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura.

Segundo os dados meteorológicos do órgão municipal, a quarta deve começar com o sol entre nuvens e temperaturas em elevação ao longo do dia. Na madrugada, os termômetros devem registrar média de 19°C e a máxima pode chegar aos 28°C à tarde. Os índices de umidade do ar seguem elevados, com valores entre 57% e 95%.

As pancadas de chuva retornam a partir das primeiras horas da tarde com risco de formação de alagamentos, devido à chegada da brisa marítima na região metropolitana.

Nesta terça, as regiões mais atingidas pelo temporal foram a zona leste, parte da zona sul, além do ABC paulista e Ferraz de Vasconcelos. Como ocorre nesta época, não é possível prever onde haverá o maior volume de precipitação, uma vez que as nuvens possuem rápido deslocamento e não atingem toda a região. Também por isso, existe o risco de fortes rajadas de vento, responsáveis por quedas de árvores e destelhamentos.

O CGE destaca que esse cenário atmosférico também deve continuar na quinta-feira (9), com madrugada nublada, termômetros em média na faixa dos 19°C e sensação de tempo abafado. No decorrer do dia, a temperatura deve se manter na casa dos 28°C, com o sol entre muitas nuvens. O dia termina com pancadas rápidas e isoladas de chuva entre o meio e o fim da tarde, em decorrência mais uma vez da chegada da brisa marítima.

E não é apenas na região metropolitana que existe a expectativa de temporal de verão. A previsão também vale para todo o litoral do estado e o Vale do Paraíba. Segundo o Climatempo, o litoral norte deve ter uma quarta-feira chuvosa desde os primeiros horários do dia. Condição que deve permanecer até a noite.

Na Baixada Santista, a situação será semelhante, com chuva principalmente a partir do fim da manhã. Os volumes esperados não são grandes, mas podem ocorrer pancadas localizadas que produzam alagamentos.

ALERTA DE TEMPESTADE SEGUE EM MINAS E ESPÍRITO SANTO

Se em São Paulo o cenário é típico de verão, com pancadas isoladas nos horários mais quentes, o mesmo não ocorre em uma grande área que engloba centro, norte e leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro, todo o estado do Espírito Santo e sul baiano.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém para essa região o alerta laranja de perigo para chuvas intensas, com possibilidade de precipitação de até 100 mm por dia e rajadas de vento de até 100 km/h. Esse é o mesmo panorama dos últimos dias, devido à umidade vinda da amazônia que está estacionada sobre esses estados.

Também existe um alerta laranja de temporal no extremo oeste do país, no Acre e no Amazonas.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS